State of capitalism

Costas Lapavitsas (SOAS, Universidade de Londres)

24 de outubro de 2024, 16h00

Sala 1, CES | Alta

Seguindo a metodologia clássica da economia política marxista, esta oficina irá centrar-se nas principais características do capitalismo financeirizado após a pandemia, em particular as razões para o enfraquecimento da acumulação de capital nos principais países capitalistas na década de 2010.

1. Apresentação por Costas Lapavitsas (SOAS, Universidade de Londres)
2. Diálogo com investigador/a do CES, Ana Drago (CES) e João Rodrigues (FEUC/CES)
3. Debate com os/as participantes na Oficina

Notas biográficas

Costas Lapavitsas | Economista grego, Professor da Universidade de Londres SOAS (School of Oriental and African Studies). O seu trabalho tem incidido sobre a relação entre finanças e desenvolvimento, a estrutura dos sistemas financeiros e a evolução e funcionamento do sistema financeiro japonês, a interação entre relações mercantis e não mercantis no sistema financeiro, a resposta dos países da União Europeia à crise, com enfoque nos países da periferia. É autor de inúmeras publicações, as mais recentes incluem: The State of Capitalism: Economy, Society, and Hegemony (Verso Books, 2023); The Left Case Against the EU (Polity Press, 2018); Profiting Without Producing: How Finance Exploits Us All (Verso Books, 2013); Crisis in the Eurozone (Verso Books, 2012).

Ana Drago (CES)

João Rodrigues (FEUC/CES)