Oficina
Decolonialidades na Educação Científica: Perspectivas curriculares e socioambientais para o Ensino de Biociências
Vinicius Souza Magalhães Leite ((IOC-FIOCRUZ-RJ))
23 de setembro de 2024, 15h00
Evento em formato digital
Este diálogo abarca discussões, teorias, epistemologias e práticas relacionadas ao âmbito da Educação Científica e do Ensino em Biociências a partir da ótica emancipatória dos Estudos Decoloniais. Como os currículos e práticas escolares refletem as colonialidades do ser, do saber e do poder? Como a Biologia e suas cadeiras reproduzem colonialidades e fomentam decolonialidades? Através de tais reflexões é possível pensar e repensar formações e praxis diferenciadas com vistas a um ensino escolar verdadeiramente crítico e emancipador.
Moderação: Eliane Sebeika Rapchan (CES) | Comentário: António Gouveia (Cátedra UNESCO em Biodiversidade e Conservação para o Desenvolvimento Sustentável na Universidade de Coimbra) e Patrícia Vieira (CES)
Organização: Eliane Sebeika Rapchan, Vinicius Souza Magalhães Leite, Joana Vaz Sousa
Parte do ciclo "Como (re)pensar a educação científica face às suas colonialidades?". Segunda sessão a 26 de setembro.
Eventos no âmbito da Oficina de Ecologia e Sociedade (ECOSOC-CES)
______________
Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis >> https://zoom.us/j/3390105717
Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.
As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.