Apresentação de livro

«Crónicas dum insubmisso - vols. I e II» de Hélder Martins

24 de outubro de 2024, 18h00

Sala 1, CES | Alta

Nestes dois volumes de "Crónicas de um Insubmisso" Hélder Martins reúne, organiza e trata o muito que escreveu ao longo da sua vida, uma vida não só comprida, mas cheia, por tudo aquilo por que passou durante sete décadas e de que foi ativo participante por vontade própria.

Estes dois volumes, dedicados aos mais jovens, reúnem artigos, discursos, cartas, entrevistas e extratos de livros de Hélder Martins. No primeiro volume condensam-se textos que permitem compreender melhor a luta contra o colonial-fascismo, a Luta de Libertação Nacional e os primeiros anos da Independência em Moçambique. O segundo volume incide sobre os caminhos da construção da Saúde em Moçambique, em textos como a intervenção nas diretivas económicas e sociais da governação em Moçambique, parte da construção de um Moçambique independente.  

Apresentação por Maria Paula Meneses (CES) e João Nuno Paixão Corrêa Cardoso (Faculdade de Letras da UC)


Sobre o autor

Hélder Martins nasceu 1936, em Maputo, Moçambique. Em 1953, foi estudar Medicina em Lisboa, onde se formou em 1961. Foi um ativista estudantil, na Comissão Pró-associação da Faculdade de Medicina e na Casa dos Estudantes do Império, tendo tido um papel importante, primeiro na luta para a cessação da 1.ª Comissão Administrativa que foi imposta por esta associação e, depois, na sua gestão. Foi um militante ativo contra o fascismo e o colonialismo. Incorporando no serviço militar obrigatório na Marinha, desertou em novembro de 1961, tendo ido para Tanganica, onde foi aceite na UDENA-MO. Foi fundador da Frelimo, participou pela luta de libertação nacional do seu país, tendo sido diretor dos serviços de Saúde da Frelimo. Conviveu, de perto, com Eduardo Mondlane, Samora Machel, Marcelino dos Santos e Joaquim Chissano. Na pós-independência foi Ministro da Saúde durante 5 anos. Foi, também, funcionário sénior da OMS, onde depois de reformado, participou e dirigiu vários comités de especialistas. Foi docente em Saúde Pública em vários países de África, da Europa e da América Latina. É Doutor Honoris Causa em Ciências da Saúde e Educação. Tem várias condecorações e diplomas de mérito. Tem inúmeras publicações e este é o seu 8.º livro.