Seminário
Crises e seus impactos no trabalho das mulheres
Mónica Lopes
Virgínia Ferreira
11 de março de 2024, 14h00
IENA (6º piso), Faculdade de Letras da UC
As convidadas refletirão acerca dos fenómenos de desigualdade de género no mercado de trabalho e da sua agudização nos contextos de crises socioecómicas. Apresentação e discussão dos resultados do projeto "Pandemia e Academia em casa - que efeitos no ensino, investigação e carreira? Estudo sobre as mudanças no sistema científico e de ensino superior."
Notas biográficas
Mónica Lopes é investigadora e Presidente da Comissão de Ética do Centro de Estudos Sociais (CES), integrando a Linha Temática 2 - Democracia, Justiça e Direitos Humanos. É doutorada em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Os seus atuais interesses de investigação incluem as relações de género, políticas de género, políticas sociais, avaliação (impacto) e terceiro sector. Desde 2002, tem participado em vários projetos de investigação (ação) e estudos de avaliação explorando as relações de género e avaliando a implementação e impacto de políticas públicas (de género), bem como fornecendo ferramentas e instrumentos para a integração do género em diferentes áreas e ambientes institucionais, nomeadamente na Academia. Mais recentemente, liderou a equipa portuguesa do projeto H2020 "SUPERA - Supporting the Promotion of Equality in Research and Academia". Actualmente, é responsável pela revisão científica do projecto EEAGrants "Gender Equal-Research", co-PI do projecto nacional "ENGENDER - Integração dos Estudos de Género nos curricula e práticas pedagógicas no ensino público universitário em Portugal" e membro da equipa de investigação do projecto europeu "PHOENIX - Listening to Citizen Voices for a Greener Europe".
Virgínia Ferreira | Doutorada em Sociologia (Universidade de Coimbra), Virgínia Ferreira é Professora Associada aposentada da Faculdade de Economia (FEUC) e Investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES). Desenvolve investigação nas áreas dos Estudos das Mulheres/Género/Feministas, Sociologia do Género, Sociologia do Trabalho e do Emprego, Metodologia de Investigação e Políticas de Igualdade de Género. É investigadora principal do Projeto ENGENDER - Integração da perspetiva de género nos currículos e práticas pedagógicas das Universidades Públicas Portuguesas. É membro da Rede Europeia de Peritos/as em Género e Emprego (desde 2004). É membro do Conselho Editorial de várias revistas de Ciências Sociais sobre Mulheres/Género/Estudos Feministas (Feminismos, The Journal of Gender and Power), e Editora-Chefe da revista "ex æquo" (SCOPUS; SCIELO). Foi membro do Conselho Diretivo, em vários mandatos, e Directora Executiva do CES (2004-2006). Foi também Coordenadora do Núcleo de Sociologia da FEUC (2008-2010), e membro do painel de avaliação de investigação da FCT para bolsas de doutoramento e pós-doutoramento. Tem realizado diversos estudos sobre a sociedade portuguesa, especialmente na área de investigação do trabalho e emprego (trabalho em escritórios, segregação do mercado de trabalho, articulação trabalho-família, maternidade e paternidade no local de trabalho) e tem coordenado cientificamente grupos de trabalho dedicados à avaliação de políticas, programas e projectos nacionais de intervenção social (i.e. 2º e 3º Plano Nacional para a Igualdade; Fundos Estruturais; investigação EQUAL e POEFDS, entre outros). Tem também colaborado, como parceira perita, com várias entidades que trabalham com políticas de igualdade (Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego; Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género). Tem prestado consultoria científica a projectos promovidos por diversas entidades, académicas e profissionais (privadas, públicas e do terceiro sector). É membro do Grupo Técnico-Científico do Conselho Consultivo da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género. É membro ativo de associações científicas (Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres, Associação Portuguesa de Sociologia e Rede Género e Avaliação).
Atividade no âmbito do programa de doutoramento em Estudos Feministas (FLUC/CES)
________________________
Esta atividade realiza-se presencialemnte com transmissão através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponívei > https://videoconf-colibri.zoom.us/j/94505881704?pwd=MEUyclFYZGZrUlhOSWw5RngrdHYzZz09
Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.
As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.