Ciclo

Conversas sobre a Europa

6 e 13 de março | 17 de abril || 2024, 18h00

Auditório, Faculdade de Economia da UC

Outra Europa é possível. É sobre este mote que a Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) promove, em parceria com o Centro de Estudos Sociais, um ciclo de Conversas sobre a Europa, entre março e abril de 2024.

A curadoria da iniciativa fica a cargo de Licínia Simão, docente da FEUC e investigadora do CES, e conta com a participação de Manuel Loff, Pedro Bacelar Vasconcelo e Francisco Sena Santos.

Esta iniciativa parte da constatação de que a construção de um projeto europeu que responda aos anseios e sonhos dos cidadãos permanece uma utopia. Por um lado, uma utopia que nos impele a construir um espaço de democracia, liberdade, prosperidade, solidariedade e respeito, que represente um caminho de inspiração para cada nova geração de europeus e para aqueles e aquelas que com ela interagem, através do aprofundamento da integração na União Europeia.

Mas, por outro, também uma utopia que está longe de ser uma realidade para cada vez mais europeus, afastados da prosperidade económica por múltiplas e sucessivas crises e o agravamento das desigualdades, ou para muitos que sentem que a participação democrática e a governação nos variados níveis da vida pública na Europa estão hoje de costas voltadas, abrindo caminho para o medo e a incerteza. Também fora da União Europeia, a utopia vai-se dissipando à medida que os alargamentos geográficos se arrastam no tempo em processos infindáveis e à medida que as fronteiras e os interesses europeus se definem de forma mais exígua.

Este ciclo de Conversas sobre a Europa parte da reflexão sobre estas diferentes utopias para problematizar o momento atual na construção europeia. A antevéspera de mais umas eleições europeias, em junho de 2024, é um momento propício para usar o espaço da universidade pública para debater alguns dos grandes temas com que a União, os europeus e os seus parceiros se confrontam, contribuindo para a pluralidade de pensamento e perspetivas.

6 de março de 2024 | Manuel Loff, A Europa faz-se de memória e futuro

13 de março de 2024 | Pedro Bacelar Vasconcelos, A Europa faz-se de cidadania e justiça social

10 abril de 2024 | Marisa Matias, A Europa faz-se de participação e resistência
EM VIRTUDE DA IMPOSSIBILIDADE DA CONFERENCISTA, ESTA SESSÃO FOI CANCELADA