Performance

BioAssemblage

Andrea Inocêncio (Artista)

20 de dezembro de 2024, 18h00

Centro Cultural Penedo da Saudade (Coimbra)

A performance BioAssemblage faz parte de uma das estratégias baseadas na arte para a comunicação do projeto de investigação BIOASSEMBLER. Sob coordenação do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, espera-se que estas estratégias de colaboração entre arte e ciência contribuam para a visibilidade e o impacto do desenvolvimento e das inovações em biossensores, facilitando o diálogo entre cientistas e o público e promovendo um envolvimento social mais amplo com a investigação em biotecnologia.

No seguimento de uma residência artística-científica que teve lugar nas instalações de dois dos parceiros do BIOASSEMBLER na Finlândia, a VTT e a Biomensio, em Espoo e Tampere respetivamente, propõe-se a apresentação final de uma performance. Esta proposta irá enfatizar o processo de trabalho em laboratório, onde as tarefas realizadas por cientistas e investigadores, que atuam de forma minuciosa e persistente, são menos visíveis. Uma dessas tarefas é o desenvolvimento de um processo de criação de microrressoadores acústicos, um tipo especial de sensor, para a fabricação do novo biossensor.

Nesta performance, o público poderá ter acesso a imagens realizadas nos laboratórios ou feitas a partir de elementos utilizados no trabalho de investigação. Estas imagens serão dispostas num painel, tendo por base os chips com múltiplos bioreceptores, nomeadamente com 64 ressoadores acústicos. Durante a residência artística surgiu ainda a questão: se a ressonância acústica fosse audível, como é que soaria?
 

Nota biográfica

Andrea Inocêncio é doutorada em Arte Contemporânea (Colégio das Artes da Universidade de Coimbra), com a tese Silêncio - a procura do avesso do espaço urbano (ou do avesso de mim). O seu trabalho criativo move-se entre o desenho e a fotografia, entre a performance e o livro de artista. Expõe e apresenta performances regularmente desde 1996, em Portugal e no estrangeiro. Está representada em colecções particulares e institucionais, realizou residências artísticas, e recebeu várias bolsas e prémios. Foi seleccionada para a Residência Artística BIOASSEMBLER numa chamada internacional para artistas. A sua maior ambição é partilhar a sua experiência criativa pelo mundo.


Evento no âmbito do projeto BIOASSEMBLER - Integrando a montagem bioinspirada na tecnologia de fabrico de semicondutores para biossensores, recebeu financiado pelo programa de investigação e inovação Horizonte Europa da União Europeia, ao abrigo do acordo de subvenção n.º 101070589. Este produto artístico reflete apenas as opiniões da autora, e a Comissão não pode ser responsabilizada por qualquer uso que possa ser feito a partir das informações nele contidas.


Mais informação sobre a residência artística:

https://bioassembler.eu/bridging-art-and-science-a-new-artist-joins-the-bioassembler-team/

https://bioassembler.eu/artist-andrea-inocencio-arrives-in-finland-for-the-projects-artistic-residency/

https://bioassembler.eu/whats-next-for-bioassemblers-artistic-residency/