Seminário-Performance

A devolução dos espelhos

Kácio dos Santos Silva (Universidade Federal do Piauí)

1 de outubro de 2024, 18h00

Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra (CITAC) | Edifício da AAC (Coimbra)

Acreditando-se que o corpo é lugar da produção de conhecimento e que, assim como os processos de colonização acontecem pelo corpo, é pelo próprio corpo que é possível descolonizar-se. Sendo a arte uma dessas possibilidades para refletir sobre o corpo e suas corporeidades, este seminário-performance objetiva colocar o corpo do investigador em cena para apresentar um espetáculo de dança que aborda temas como os racismos, a negritude, a branquitude e a anti-negritude.

‘A Devolução dos espelhos’ é uma experimentação estética em dança que está sendo desenvolvida para a tese de doutorado do artista-investigador. Metaforicamente, a obra levanta a hipótese de que espelhos são tecnologias de sedução trazidas de caravelas pelos colonizadores para refletir a imagem deles próprios. No espelho, ao invés de se perceber a imagem do eu, enxerga-se o desejo de predileção pelo mundo branco-narcísico forjado na ferida colonial aberta nos países colonizados.

A obra aponta pistas para que o colonizado reconheça sua autoimagem na própria comunidade a fim de promover a desconstrução de opressões castradoras que se manifestam em diferentes aspectos: estético, político, espiritual, intelectual ou outras formas de performar a ancestralidade. Perceber quando está sendo capturado pelo mundo branco através do roubo discreto da sua dança, sua cultura e, sua própria existência pode ser um primeiro sinal para este processo. A obra tem pensado corporeidades afro-atlânticas, mais especificamente o que temos experienciado no Brasil. A devolução dos espelhos deve ser uma denúncia para si próprio, uma revolução interna de entregar de volta aquilo que não pedimos. E recuperar assim, as imagens de si.

A obra compõe a metodologia do autor que cruza performance e escrevivências intitulando este processo como Ensaios da Tese. A obra dialoga com os escritos de Silva (2023), Boakari (2023), Fanon (2008; 1968), Icle (2019), Gilroy (1993), Mbembe (2018), Mignolo (2013), Nascimento (2007) e, Lacan (1998).

O evento terá como metodologia de realização a apresentação do espetáculo intitulado A Devolução dos Espelhos com duração de cerca de 45 minutos. Após a apresentação será realizado um debate sobre a performance com duração de cerca de 1 hora. Estes dois momentos são parte da metodologia da tese de deoutorado em curso.

Apresentação do espetáculo A Devolução dos Espelhos por Kácio dos Santos Silva – doutorando em Educação pela Universidade Federal do Piauí – UFPI e Doutorando sanduíche no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra – CES//UC, seguida de debate

Moderação: Silvia Rodríguez Maeso e Lúcia Fernandes

Nota biográfica

Kácio Santos é artista da dança. Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Piauí – UFPI, Brasil e atualmente cursa doutoramento sanduíche no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra CES/UC, Portugal através do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – PDSE/CAPES. É Professor Universitário na Universidade Estadual do Piauí – UESPI e no Centro Universitário Santo Agostinho – UNIFSA e  Vice-coordenador do Núcleo de pesquisa Roda Griô/Geafro - Gênero, Educação e Afrodescendência. Este espetáculo compõe a tese de doutorado do autor.