Conferência

Uma outra história das cidades perdidas da Amazónia: desenvolvimento e utopia no Brasil contemporâneo

Danielle Heberle Viegas (Ludwig-Maximilians-Universität München)

13 de fevereiro de 2023, 15h00 (GMT)

Evento em formato digital

Apresentação

Nesta sessão, a conferencista propõe uma análise sobre o surgimento e o desaparecimento de cidades na Amazónia brasileira ao longo do século XX até aos dias de hoje,  tendo como pano de fundo as políticas desenvolvimentistas e o modelo de urbanização técnico-autoritária. , Por um lado, será alvo de análise a forma como o discurso sobre a falência dessas cidades mobiliza alguns dos estereótipos associados à floresta tropical, como o de inferno verde e, por outro, como a sua resiliência socioambiental relativiza a própria ideia de abandono.

Nota biográfica

Danielle Heberle Viegas | Historiadora. É Doutora (2016) e Mestra (2011) em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Brasil e pós-doutoranda no Centro de História Global da Ludwig-Maximilians-Universität München (2021-2022). Atualmente, reside na Alemanha e é a principal investigadora do projeto "Back to nature: COVID-19, utopia and socio-spatial dynamics in Brazil" vinculado ao programa "Corona Crisis and Beyond - Perspectives for Science, Scholarship and Society" da Fundação Volkswagen. No Brasil, foi professora na Universidade La Salle entre 2016 e 2020 no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais (PPGMSBC), no Mestrado em Avaliação de Impactos Ambientais (PPGAIA) e nos cursos de História (Bacharelado e Licenciatura) e Arquitetura e Urbanismo (Bacharelado). Nesta universidade, desenvolveu projeto com auxílio do CNPq "Planejando o terceiro mundo: transnacionalidade e circulação de ideias em experiências de planejamento urbano no Sul do Brasil" (2019-2020)". Atuou também como professora na rede pública de ensino técnico e superior, no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (2016-2017). É pesquisadora do Observatório das Metrópoles (Núcleo Porto Alegre), membro da AHILA (Asociación de Historiadores Latinoamericanistas Europeos), colaboradora da rede UEDXX (Urbanism of European Dictatorship during the XXth) e da BAYLAT (Bavarian Academic Center for Latin America).

Atividade no âmbito do projeto ECO | Animals and Plants in Cultural Productions about the Amazon River Basin (ERC CG Grant nº 101002359)

______________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis >> https://us02web.zoom.us/j/87191615249  | ID: 871 9161 5249 | Senha: 525450

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.