Populismo punitivo: mano dura como política pública

Elena Martínez Barahona (Universidade de Salamanca)

31 de março de 2023, 17h00

Sala 1, CES | Alta

Comentários: Haydée Caruso, Consultora do Projeto XMEN e Professora da Universidade de Brasília

Apresentação

Nesta oficina, Elena Martínez Barahona visa analisar o conceito de populismo punitivo e as suas diferentes utilizações numa perspectiva comparativa. Ao analisar diferentes estudos de caso, em todo o mundo, pretende constatar a sua estratégia transversal através de diferentes ideologias, sendo mais comum a todas as agendas dos novos partidos de extrema-direita.

Nota biográfica

Elena Martínez Barahona é licenciada em Direito e Ciência Política pela Universidade de Salamanca e Doutorada em Ciência Política pelo Instituto Universitário Europeu (Florença). Desde 2007 é professora do Departamento de Ciência Política e pesquisadora do Instituto Ibero-Americano da Universidade de Salamanca. É autora de vários capítulos e artigos em revistas especializadas sobre justiça na América Latina e membro de redes internacionais sobre justiça de transição e segurança cidadã. Os seus interesses de pesquisa concentram-se na política comparativa e latino-americana, especialmente em instituições e políticas judiciais, justiça transicional, direitos humanos e questões de segurança cidadã e violência.

Atividade no âmbito do projeto X-MEN | Masculinidades, Empatia, Não-violência (Financiado pela Comissão Europeia)