Colóquio

Planeamento Público e Democrático

16 e 17 de janeiro de 2023

Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa)

Enquadramento

As profundas transformações vividas pela sociedade portuguesa ao longo das últimas duas décadas colocam hoje um conjunto de desafios relevantes à decisão pública, seja no domínio da economia e da inserção institucional no contexto europeu, seja ainda em matéria de provisão de bem-estar ou dos novos desafios perante os riscos ambientais e sanitários. Em boa verdade, os impactos múltiplos e diferenciados da pandemia na sociedade portuguesa nos últimos dois anos parecem ter tornado mais percetível a imbricação entre novas e velhas vulnerabilidades, que importa encarar e a que urge responder.

Nesse sentido, torna-se hoje clara a necessidade de retomar a discussão e reflexão em torno dos processos de produção de escolhas políticas estruturantes e democraticamente sustentados, capazes de desenhar um horizonte estratégico de desenvolvimento em face desses múltiplos desafios. Para os enfrentar, as questões do planeamento ganham uma nova urgência e centralidade nas sociedades democráticas.

Assim, o  Observatório sobre Crises e Alternativas do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra pretende convocar a sociedade portuguesa para um debate sobre o planeamento público e democrático enquanto processo participado de capacitação da decisão pública. O objetivo é discutir e compreender o que significa planear; quais os atores pertinentes; as escalas envolvidas; a natureza do processo e os problemas de cada tempo; os resultados a alcançar; os custos da ausência de planeamento; a relação entre as deliberações e a sua execução; a relação com as dinâmicas privadas e com políticas públicas; a forma de tratar as grandes urgências que resultam das alterações climáticas e da insustentabilidade ambiental e os modos como os ciclos políticos acolhem as lógicas de médio e longo prazo e a participação democrática inerentes ao planeamento.

Esta iniciativa é o culminar de um ciclo de seminários que pretenderam ir construindo uma reflexão sustentada sobre as questões do planeamento. Assume a forma de um Colóquio Planeamento Público e Democrático que reúna todos os interessados neste tema e vai ter lugar em Lisboa, nos dias 16 e 17 de janeiro de 2023.

Comissão Científica: Alexandre Abreu, Álvaro Garrido, Ana Costa, Ana Drago, João Cravinho, João Ferrão, João Ferreira do Amaral, João Rodrigues, José Reis, Manuel Carvalho da Silva, Paulo Pedroso, Ricardo Paes Mamede

Outras informações | Este evento é de entrada livre, sujeita a inscrição e confere certificado de participação.

Parceiros: ECPOL (Associação Portuguesa de Economia Política); ISCTE-IUL; IPPS

Apoio: Fundação Calouste Gulbenkian,  PlanAPP