Masculinidades e Feminilidades Militarizadas

Dirk Kruijt (Universidade de Utrecht)

15 de março de 2023, 15h00

Sala Keynes, Faculdade de Economia da UC

Comentários: Sofia José Santos (FEUC/CES), José Manuel Pureza (FEUC/CES) e Tatiana Moura (CES)

Apresentação

Ao longo dos últimos anos, Dirk Kruijt efetuou análises de guerras civis, de insurgência e contra-insurgência usando entrevistas e história oral, enfatizando o papel dos líderes políticos, generais e comandantes guerrilheiros/as. Mais recentemente, dedicou-se à análise da violência urbana.

Neste primeiro Masculinidades em Debate, organizado pelo Observatório Masculinidades.pt/CES, o projeto X-MEN e o Mestrado em Relações Internacionais - Estudos da Paz, Segurança e Desenvolvimento da FEUC, o convidado irá partilhar exemplos desses trabalhos, debatendo temas como homens e mulheres nas Forças Armadas, mulheres comandantes esquecidas na guerrilha, a família militar e papéis de género nas “bandas” juvenis, com foco nos casos da América Central (El Salvador, Guatemala, Honduras e Nicarágua), Colômbia, Cuba e Argentina.

Nota biográfica

Dirk Kruijt é Professor Emérito de Estudos sobre Desenvolvimento (Universidade de Utrecht). Publicou sobre desigualdade e exclusão social na América Latina; governos militares; insurgência e contra-insurgência; negociações de paz e reconstrução pós-guerra; e violência urbana e atores não estatais. Foi Presidente fundador da Associação de Estudos sobre a América Latina e Caraíbas dos Países Baixos (NALACS).

Recentemente, publicou como co-editor Ethnography as Risky Business: Field Research in Violent and Sensitive Contexts (Kees Koonings, Dirk Kruijt, and Dennis Rodgers, eds. Lanham: Lexington Books, 2019), Latin American Guerrilla Movements: Origins, Evolution, Outcomes (Dirk Kruijt, Eduardo Rey Tristán and Alberto Martín Álvarez, eds., New York: Routledge, 2020), e The Latin American Military and Politics in the 21st Century: A Cross-National Analysis (Dirk Kruijt and Kees Koonings, eds, New York: Routledge, 2022).