Seminário

Diálogos e fotografia em contexto democrático: a metodologia photovoice

Maria Alice Nunes Costa (Universidade Federal Fluminense)

3 de abril de 2023, 17h00

Sala 2, CES | Alta

Apresentação

Este Seminário tem como objetivo apresentar contributos teóricos e analíticos acerca de como a metodologia photovoice pode vir a ampliar o olhar epistemológico do campo de investigação científica, ao analisar a fotografia como expressão subjetiva e de forma transdisciplinar a partir da conexão com o “paradigma indiciário”, o “inconsciente ótico” e a “sociologia das ausências”.

Nota biográfica

Maria Alice Nunes Costa é socióloga, cientista política e doutora em planejamento urbano. É Professora Associada da Universidade Federal Fluminense no Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS, Departamento de Arte), professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito (PPGSD/ UFF) e coordenadora do Laboratório LADER (Laboratório de Políticas Públicas, Governação e Desenvolvimento Regional/UFF/CNPq). Atua no campo da Arte com a fotografia como processo criativo, comunicacional e educacional para catalisação de experiências sensíveis e de reflexão crítica sobre cenários urbanos, pesquisando as ausências e invisibilidades sociais, numa perspectiva transdisciplinar.