Oficinas Abertas de Património Cultural: partilhando experiências colaborativas

3.ª OFICINA | Redes de cooperação territorial para o desenvolvimento rural baseado no património

Blanca del Espino Hidalgo (Instituto Andaluz del Patrimonio Histórico)

27 de abril de 2023, 14h30-17h00

Convento Espírito Santo (Loulé) + Online

ATENÇÃO, por motivos logísticos, o local de realização da oficina foi alterado para o Convento Espírito Santo, também em Loulé, mantendo-se o formato híbrido ]

Apresentação

Na terceira oficina do Ciclo "Oficinas Abertas de Património Cultural: partilhando experiências colaborativas'' vamos conhecer os projetos “Sistema de Innovación para el Patrimonio de la Andalucía Rural (SIN_PAR)” e “Sistema de Innovación Turística para el Patrimonio de la Andalucía Rural (SIT_PAR)” que propõem estratégias de inovação na intervenção, gestão e comunicação do património disperso existente nas zonas rurais de Andaluzia mediante a incorporação de redes de cooperação territorial.

Estas zonas, ameaçadas pelo despovoamento e altamente vulneráveis devido ao seu isolamento físico, possuem, no entanto, um valioso legado cultural, bem como inúmeros bens patrimoniais de natureza muito diversa. Assim, pretende-se promover o desenvolvimento local da Andaluzia rural a partir dos seus recursos patrimoniais endógenos. Através da aplicação de estratégias inovadoras, os resultados esperam facilitar a transição para um desenvolvimento sustentável e inteligente nas áreas rurais da Andaluzia que tradicionalmente sofrem com a desertificação e o abandono. Ao mesmo tempo, fortalecerão o conhecimento da população local sobre sua própria herança cultural e identidade por meio do uso das humanidades digitais.

Instituições parceiras: Instituto Andaluz del Patrimonio Histórico (Espanha); Câmara Municipal de Loulé.

14h30 – Abertura
14h45 – Redes de cooperação territorial para o desenvolvimento rural baseado no património, com Blanca del Espino Hidalgo
15h30 – Roda colaborativa de experiências: inovação metodológica e impactos culturais no território, moderação de Catarina Almeida Marado e Lorena Sancho Querol

Nota biográfica

Blanca del Espino Hidalgo é arquiteta, Máster en Arquitectura y Patrimonio Histórico, Máster en Ciudad y Arquitectura Sostenibles, e doutorada pela Universidade de Sevilha, onde trabalhou como investigadora e professora durante dez anos. Atualmente é investigadora no Instituto Andaluz del Patrimonio Histórico, onde exerce desde 2021 o cargo de Diretora do Centro de Documentação e Estudos. Desenvolve trabalho de investigação em torno da sustentabilidade do património territorial e urbano, com especial ênfase na dimensão social e numa abordagem transdisciplinar e participativa. É Investigadora Principal dos projetos SIN_PAR e SIT_PAR.

_______________________

Esta atividade realiza-se também através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória >> https://zoom.us/j/83937799629 | ID: 839 3779 9629 | Senha: 966522

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.