Seminário | ECOSOL-CES

Os movimentos sociais face ao mercado financeiro: a trajetória institucional do cooperativismo de crédito solidário em Minas Gerais (Brasil)

Alair Ferreira de Freitas (Universidade Federal de Viçosa)

15 de fevereiro de 2022, 16h00 (GMT)

Evento em formato digital

Apresentação

Este Seminário tem o objetivo de analisar a trajetória das cooperativas de crédito solidárias no estado de Minas Gerais, Brasil, evidenciando processos institucionais que moldaram a identidade e a governança dessas organizações. A partir destas experiências, propõe-se uma reflexão acerca da dificuldade de crédito vivenciada pela agricultura familiar, dadas as condições impostas pelas instituições bancárias. Do mesmo modo, o seminário busca analisar as bases sociopolíticas que sustentaram a construção de cooperativas de crédito formadas por agricultores e agricultoras familiares, explicitando dilemas, conflitos e transformações que marcam o seu atual momento de verticalização e profissionalização e que colocam em questão seus ideais originários e sua natureza distintiva “solidária”.

Nota biográfica

Alair Ferreira de Freitas é Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais/Brasil, Mestre em Extensão Rural e Bacharel em Gestão de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). É professor adjunto do Departamento de Economia Rural da UFV e membro permanente dos programas de Pós-graduação em Extensão Rural e em Administração Pública nesta instituição. Atualmente é pesquisador visitante em estágio pós-doutoral no CES/UC.
Atividade no âmbito do ECOSOL-CES

______________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis > https://us02web.zoom.us/j/84379581834?pwd=alM0NUhQM0t3U0tieThkdXRleHBCUT09 | ID: 843 7958 1834 | Senha: 260409

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.