Oficinas Abertas de Património Cultural: partilhando experiências colaborativas

1.ª OFICINA | +Lã. Um desafio para todas as idades

Rita Salvado (Diretora do Museu de Lanifícios da UBI)

19 de outubro de 2022, 14h30-17h00

Sala 1, CES | Alta + Online

Apresentação

Nesta primeira oficina conheceremos o projeto + Lã, uma iniciativa que pretende promover e dinamizar a valorização coletiva do património da lã: um património integral que é natural e industrial, material e imaterial a um mesmo tempo.

Com este objetivo, através de programas educativos temos estado a mobilizar estudantes e professores/as em ações focalizadas na fibra natural da lã, nas paisagens e nos processos de transformação a ela associados. Acreditamos que a missão de preservação, conservação, divulgação e fruição patrimonial se cumpre com o envolvimento da sociedade em cada um destes processos, e com a construção de sinergias resultantes de parcerias nas suas mais diversas formas.

14h30 – Abertura
14h45 – +Lá: origens, desafios, ferramentas e próximos passos!, com Rita Salvado (Diretora do Museu de Lanifícios)
15h30 – Intervalo
15h45 – Roda colaborativa de experiências: inovação metodológica e impactos culturais no territorio (moderação de Catarina Almeida Marado e Lorena Sancho Querol)

Nota biográfica

Rita Salvado | Diretora do Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior (UBI), Professora Auxiliar no Departamento de Ciência e Tecnologia Têxteis e investigadora no LabCom – Comunicação e Artes, UBI. Coordena o Doutoramento em Design de Moda da UBI e desenvolve investigação na sinergia entre Engenharia Têxtil, Design e Património Industrial, aplicada em tecnologia usável e em valorização cultural. Coopera com empresas em projetos I&D visando a dinamização de ações de transferência de conhecimento, de estudo e projeção da coleção de tecidos e debuxos históricos do Museu, e de desenvolvimento de produtos e serviços, educativos e de turismo cultural, que se articulam com a dinamização do projeto ibérico “Rota da Lã – TRANSLANA”

__________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis. >> https://us02web.zoom.us/j/86266916488 | ID: 862 6691 6488 | Senha: 498005

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.