CES Summer School

Epistemologias do Sul VI: Existir, Resistir e Lutar através das Artes

27, 28, 29 e 30 de junho, 2022 e 04, 05, 06 e 07 julho, 2022

Evento Online

Esta é a sexta edição da Escola de Verão Epistemologias do Sul. A primeira edição teve lugar em 2014 e fundou-se a partir de uma iniciativa política e intelectual mais ampla, o projeto ALICE – Espelhos Estranhos, Lições Imprevistas: Definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências do Mundo.

O ALICE esteve ativo entre 2011 e 2016 e foi herdeiro do projeto Reinvenção da Emancipação Social (EMANCIPA), coordenado por Boaventura de Sousa Santos entre 1999 e 2001. Visou repensar e renovar o conhecimento científico-social à luz das Epistemologias do Sul, propostas por Boaventura de Sousa Santos, com o objetivo de desenvolver novos paradigmas teóricos e políticos de transformação social. Ambos os projetos foram conduzidos no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra em parceria com uma série de investigadores/as e centros de investigação internacionais. Em 2017, o projeto ALICE transformou-se no Programa de Investigação alice-Epistemologias do Sul, igualmente baseado no CES, embora conte com a colaboração de muitas outras pessoas. A página do Projeto Alice permanece enquanto arquivo.

Escola de Verão Epistemologias do Sul I - 2014

Escola de Verão Epistemologias do Sul II - 2016