Apresentação de livro

«CREATOUR: Catalisando o turismo criativo em cidades de pequena dimensão e em áreas rurais» | Nancy Duxbury e Sílvia Silva (coord.)

6 de maio de 2022, 17h00

Centro de Inovação da Mouraria (Lisboa)

Apresentação por Leonor Picão (Turismo de Portugal), Sílvia Silva (Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra) e Pedro Costa (DINÂMIA'CET-ISCTE - Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território)

Enquadramento

O livro CREATOUR: Catalisando o turismo criativo em cidades de pequena dimensão e em áreas rurais, editado pela Imprensa da Universidade de Coimbra, resulta do trabalho desenvolvido no âmbito do projeto CREATOUR, que envolveu cinco centros de investigação e 40 organizações que conceberam e implementaram projetos-piloto de turismo criativo em quatro regiões do país: Norte, Centro, Alentejo e Algarve. O projeto CREATOUR funcionou como fase de investigação e desenvolvimento, com vista à catalisação de uma rede de promotores de turismo criativo que, a nível local, mas simultaneamente conectados a nível nacional, trabalharam na conceção, projeção, testagem e implementação de ofertas em cidades de pequena dimensão e áreas rurais de todo o país.

O turismo criativo deu mostras de se assumir, em localidades de pequena dimensão, como perspetiva e rumo para o turismo cultural e para um desenvolvimento local sustentável baseado na cultura. Valoriza e expressa aquilo que há de local, vernacular e específco num determinado lugar. A pequena escala das atividades e o seu caráter interativo incentivam a experimentação, a flexibilidade, a diversifcação na oferta, a aprendizagem conjunta e um intercâmbio criativo entre residentes e visitantes. O projeto CREATOUR incentivou práticas experimentais e ensaios-piloto visando uma melhor compreensão das questões suscitadas pelo turismo criativo e do seu potencial em cidades de pequena dimensão e áreas rurais em Portugal. Com base no cruzamento de perspetivas e metodologias respeitantes à cultura, turismo e desenvolvimento local, o projeto catalisou, viabilizou e capacitou um conjunto de iniciativas e abordagens de desenvolvimento de turismo criativo, empreendidas numa lógica bottom-up, nas quatro regiões abrangidas.

Este livro, que conta com um capítulo por cada um dos 40 projetos-piloto, faz a apresentação do que foram as ideias e a viagem de cada um. Cada capítulo versa o avanço da caminhada e a organização (ou parceria) e projetos a ela inerentes, as dificuldades encontradas, os êxitos, o balanço da viagem até ao momento e as aspirações e planos para o futuro. O processo de elaboração dos capítulos, escritos conjuntamente por investigadores e profissionais dos diferentes setores, traduziu-se em valiosas experiências de coaprendizagem e troca de conhecimentos, dando origem a narrativas em que se pretende terem ficado consubstanciados o sabor único e a especificidade de cada uma das organizações e iniciativas.

O livro está disponível em acesso aberto em https://doi.org/10.14195/978-989-26-2183-8

Uma tradução em inglês do capítulo Introdução, “Impulsionar o turismo criativo em cidades de pequena dimensão e áreas rurais de Portugal: a abordagem investigação–ação do projeto CREATOUR”, pode ser descarregada AQUI

Indo ao encontro das linhas orientadoras do projeto, permitindo realçar a importância dos lugares, a sua riqueza e a especificidade de cada um, irá ser realizada uma sessão de apresentação e discussão em cada uma das regiões abrangidas pelo projeto (Norte, Centro, Alentejo e Algarve, com uma sessão adicional em Lisboa):

Para alguma informação adicional, contactar creatour@ces.uc.pt