Apresentação de livro

«CREATOUR: Catalisando o turismo criativo em cidades de pequena dimensão e em áreas rurais» | Nancy Duxbury e Sílvia Silva (coord.)

5 de abril de 2022, 18h00

Café Santa Cruz (Coimbra)

Apresentação

Apresentação do livro por Alexandre Dias Pereira (Diretor da Imprensa da Universidade de Coimbra), Rita Pais (Diretora Executiva do Centro de Estudos Sociais), Humberto Figueiredo [MosaicoLab (projeto-piloto CREATOUR)] e Mariana Calaça Batista [Caldas Creative Tourism (projeto-piloto CREATOUR)]

Enquadramento

O livro CREATOUR: Catalisando o turismo criativo em cidades de pequena dimensão e em áreas rurais, editado pela Imprensa da Universidade de Coimbra, resulta do trabalho desenvolvido no âmbito do projeto CREATOUR, que envolveu cinco centros de investigação e 40 organizações que conceberam e implementaram projetos-piloto de turismo criativo em quatro regiões do país: Norte, Centro, Alentejo e Algarve. O projeto CREATOUR funcionou como fase de investigação e desenvolvimento, com vista à catalisação de uma rede de promotores de turismo criativo que, a nível local, mas simultaneamente conectados a nível nacional, trabalharam na conceção, projeção, testagem e implementação de ofertas em cidades de pequena dimensão e áreas rurais de todo o país.

O turismo criativo deu mostras de se assumir, em localidades de pequena dimensão, como perspetiva e rumo para o turismo cultural e para um desenvolvimento local sustentável baseado na cultura. Valoriza e expressa aquilo que há de local, vernacular e específco num determinado lugar. A pequena escala das atividades e o seu caráter interativo incentivam a experimentação, a flexibilidade, a diversifcação na oferta, a aprendizagem conjunta e um intercâmbio criativo entre residentes e visitantes. O projeto CREATOUR incentivou práticas experimentais e ensaios-piloto visando uma melhor compreensão das questões suscitadas pelo turismo criativo e do seu potencial em cidades de pequena dimensão e áreas rurais em Portugal. Com base no cruzamento de perspetivas e metodologias respeitantes à cultura, turismo e desenvolvimento local, o projeto catalisou, viabilizou e capacitou um conjunto de iniciativas e abordagens de desenvolvimento de turismo criativo, empreendidas numa lógica bottom-up, nas quatro regiões abrangidas.

Este livro, que conta com um capítulo por cada um dos 40 projetos-piloto, faz a apresentação do que foram as ideias e a viagem de cada um. Cada capítulo versa o avanço da caminhada e a organização (ou parceria) e projetos a ela inerentes, as dificuldades encontradas, os êxitos, o balanço da viagem até ao momento e as aspirações e planos para o futuro. O processo de elaboração dos capítulos, escritos conjuntamente por investigadores e profissionais dos diferentes setores, traduziu-se em valiosas experiências de coaprendizagem e troca de conhecimentos, dando origem a narrativas em que se pretende terem ficado consubstanciados o sabor único e a especificidade de cada uma das organizações e iniciativas.

O livro está disponível em acesso aberto em https://doi.org/10.14195/978-989-26-2183-8

Uma tradução em inglês do capítulo Introdução, “Impulsionar o turismo criativo em cidades de pequena dimensão e áreas rurais de Portugal: a abordagem investigação–ação do projeto CREATOUR”, pode ser descarregada AQUI

Indo ao encontro das linhas orientadoras do projeto, permitindo realçar a importância dos lugares, a sua riqueza e a especificidade de cada um, irá ser realizada uma sessão de apresentação e discussão em cada uma das regiões abrangidas pelo projeto (Norte, Centro, Alentejo e Algarve, com uma sessão adicional em Lisboa):

. 22 de abril, 18:30h - sessão de apresentação e discussão, região Algarve (Palácio Gama Lobo, Loulé)
. 6 de maio, 17h - sessão de apresentação e discussão, Lisboa (Centro de Inovação da Mouraria, Lisboa
. 17 de maio, 17h - sessão de apresentação e discussão, região Alentejo (Casa do Barro em S. Pedro do Corval, Reguengos de Monsaraz)
. 21 de maio, 11h -  sessão de apresentação e discussão, região Norte (Centro Cultural de Forjães, Esposende)

Para alguma informação adicional, contactar creatour@ces.uc.pt