Oficina

Contatos entre Antropologia da Performance e Epistemologias do Sul para pesquisas em Culturas Tradicionais

Daniela Beny (Universidade Federal da Bahia)

2 e 3 de fevereiro de 2022, 14h00-17h00 (GMT)

Evento em formato digital

Moderação: Susana de Noronha (CES)

Apresentação
Esta oficina visa partilhar com os/as participantes, ainda que de forma introdutória, como aspectos apontados por Richard Schechner no campo da Antropologia da Performance e conceitos sobre Epistemologias do Sul propostos por Boaventura de Sousa Santos, podem apresentar pontos de discussão para pesquisas no campo das práticas culturais tradicionais. Abordaremos também autores e autoras brasileiros/as que, em suas investigações dentro do campo das artes e da educação buscam a produção de conhecimento partindo dos saberes populares em comunidades tradicionais. Esta oficina foi desenvolvida com base nas investigações de mestrado e doutorado da formadora, Daniela Beny (Universidade Federal da Bahia) e é parte das atividades do estágio doutoral durante sua estada no CES/UC. Ao finalizar o período de inscrição, os textos base da oficinaserão disponibilizados para que os/as participantes possam se familiarizar previamente com as discussões abordadas durante o curso.

- Partilhar com os/as participantes abordagens de pesquisa;
- Apresentar aos/às participantes autores/as brasileiros/as que dialogam diretamente com as Epistemologias do Sul;
- Propor diálogos entre Brasil e Portugal, assim como com a comunidade acadêmica de outros países que integram as atividades do CES, sobre a pesquisa acadêmica no campo das artes e das culturas populares.

Público-alvo
Estudantes e pesquisadores/as do campo das Ciências Sociais, Artes, Psicologia e áreas afins.

[Inscrições gratuitas, mas obrigatórias]

______________________

Referências bibliográficas

SANTOS, Boaventura de Sousa. Construindo as Epistemologias do Sul: Antologia Esencial Volume I. Buenos Aires: CLACSO, 2018.

JÚNIOR, Will. PEREIRA, Linconly Jesus Alencar. Encruzilhadas da educação: as epistemologias de terreiros em práticas pedagógicas contracoloniais nos caminhos de implementação da lei 10.639/03 In: Dossiê religiões de matrizes africanas: educação, políticas públicas e laicidade/N’UMBUNTU EM REVISTA – Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa)/ Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab-CE). v. 3, n. 6, jul./dez. Fortaleza: Imprece, 2020.

LIGIERO, Zeca. O conceito de “motrizes culturais” aplicado às práticas performativas afro-brasileiras. In: Revista Pós Ciências Sociais, Maranhão – v.8, n. 16, 2011b.

MARTINS, Leda Maria. Performances da Oralitura: corpo, lugar da memória. In: Revista Letras, Santa Maria - v. 30, n. 60, p. 63 – 81, jan./jun. 2020.

RUFINO, Luiz. Pedagogias das Encruzilhadas. In: Revista Periferia, Rio de Janeiro – v. 10, n.1, p 71-88, Jan./Jun.2018.

SCHECHNER, Richard. O que é performance?. In O Percevejo, ano 11, n. 12, p. 25- 50, 2003.