Colóquio Internacional

A Justiça nas Respostas à Violência Doméstica: Desafios à Efetivação dos Direitos

21 de setembro de 2022, 9h30

Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra (Rua Larga - Edifício da Faculdade de Ciências e Tecnologia)

Apresentação

Este Colóquio Internacional visa promover a discussão sobre o tema da violência doméstica, não só entre os atores mais diretamente envolvidos na resposta ao fenómeno (magistrados judiciais e do Ministério Público, polícias, técnicos da Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais, advogados e outros juristas, psicólogos, profissionais de organizações da sociedade civil), mas também alargando a investigadores, estudantes e ao público em geral.

Para tal, convidamos as/os cidadãs/cidadãos a partilhar, até ao dia 15 de setembro de 2022, as suas experiências, perplexidades, questões, desafios e expetativas sobre a resposta do sistema judicial à violência doméstica, o que antecipadamente agradecemos. Poderá fazê-lo anonimamente inserindo a sua questão, comentário ou descrição de experiência na caixa de texto em A sua opinião conta ou através de email para opj@ces.uc.pt

Este evento é uma atividade do Projeto EEA Grants 2014-2021 – Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu, denominado “Estudo Avaliativo sobre o Impacto das Medidas Aplicadas a Pessoas Agressoras (IMAPA)”. Operado pela CIG - Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, e desenvolvido pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, através do seu Observatório Permanente da Justiça, em parceria com o Norwegian Centre for Violence and Traumatic Stress Studies, o Conselho Superior da Magistratura, a Procuradoria-Geral da República, a Polícia de Segurança Pública e a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais e tem por objetivo diagnosticar o impacto de medidas aplicadas a pessoas agressoras, refletir sobre a realidade nacional à luz de soluções adotadas por outros países da UE e produzir recomendações para a promoção de políticas públicas de prevenção da violência doméstica e violência de género.

Colóquio com tradução simultânea.

[Inscrição gratuita, mas obrigatória]