Programa de Rádio

Há Vida(s) nesta Cidade! #5 com Tatiana Moura e Tiago Rolino

31 de julho de 2021, 14h00 (GMT+1)

Rádio Universidade de Coimbra

Apresentação

Isabel Simões, Inês Nascimento Rodrigues, Júlia Garraio e Vasco Martins conversam com Tatiana Moura e Tiago Rolino sobre paternidade e cuidado.

Quarto programa de uma parceria entre a Rádio Universidade de Coimbra e o Centro de Estudos Sociais (CES), no âmbito da investigação desenvolvida pelo NHUMEP - Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz. Esta colaboração efetiva-se no programa Há Vida(s) Nesta Cidade!, de Isabel Simões, e terá lugar no último sábado de cada mês, a partir das 14h00.

O programa pode ouvir-se em directo em https://www.ruc.pt

Notas biográficas

Tatiana Moura é investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde co-coordena o Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz, Coordenadora do Promundo Portugal desde 2014 e Diretora Associada do Instituto Maria e João Aleixo (Maré, Rio de Janeiro, Brasil) desde Março de 2018. Entre 2011 e 2019 foi Diretora Executiva do Instituto Promundo (Rio de Janeiro, Brasil), uma ONG internacional com escritórios no Brasil; EUA, República Democrática do Congo e Portugal que trabalha a nível nacional e internacional no envolvimento de homens e rapazes na igualdade de género. Doutorada em Paz, Conflitos e Democracia pela Universidade Jaume I, Espanha, Mestre em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Licenciada em Relações Internacionais pela mesma Faculdade. Os seus interesses de investigação centram-se em questões relacionadas com feminismo das Relações Internacionais, masculinidades, violência urbana e novíssimas guerras. Nos últimos quinze anos tem coordenado projectos sobre masculinidades, juventude e violências e trajetórias de não violência em contextos periféricos, em particular na América Latina. Publicou, em 2005, Entre Atenas e Esparta. Mulheres, Paz e Conflitos Armados, Coimbra: Quarteto Editora; em 2007, Rostos Invisíveis da Violência Armada. Um Estudo de Caso sobre o Rio de Janeiro, Rio de Janeiro: 7Letras; em 2009, Auto de Resistência. Relatos de familiares de vítimas da violência armada; em 2010 Novissimas Guerras. Espacos, Identidades e Espirais da Violencia Armada, Coimbra: Almedina; em 2013, "Missed Connections: Representations of Gender, (Armed) Violence and Security in Resolution 1325", RCCS Annual Review, 5, 3-31 (com Sílvia Roque e Rita Santos) e em 2016, Violência e armas de fogo em Portugal, organizado com Rita Santos e José Manuel Pureza (Editora Almedina).

Tiago Rolino é licenciado em Direito pela Universidade Católica Portuguesa, foi advogado desde 2003 até 2017, e é mestrando em Estudos sobre as Mulheres: Género, Cidadania e Desenvolvimento na Universidade Aberta (UAb). É Investigador Júnior do Centro de Estudos Sociais (CES), onde é investigador da equipa Portuguesa que coordena o projeto PARENT - Promotion, Awareness Raising and Engagement of men in Nurture Transformations e o projeto KINDER - Tackling gender stereotypes in education and early childhood: building a Gender-Responsive Pedagogy in Children´s Education. É, ainda, coordenador de Gestão de Projetos do Promundo-Portugal onde também coordena a área de Jovens e Equidade/Igualdade. Entre 1 de janeiro de 2018 e 31 de dezembro de 2019, integrou a equipa portuguesa (CES) do projeto EQUI-X - Promoção de Estratégias Inovadoras Dirigidas à Construção de Identidades de Género e ao Envolvimento de Homens e Rapazes em Modelos Não Violentos de Masculinidade. Desde 10 de dezembro de 2019 que é um dos/as representantes dos Investigadores/as Juniores junto dos órgãos do CES. Faz parte dos órgãos sociais da Associação Projecto Criar, uma associação que presta serviços de natureza jurídica, clínica, social a mulheres, crianças, jovens e famílias em processos Tutelar Cíveis, tutelares educativos, em processos de promoção e proteção e nos processos-crime, nomeadamente quando são vítimas de abusos sexuais, maus tratos, violência doméstica e tráfico de seres humanos.

Programa de Rádio

Há Vida(s) nesta Cidade