Programa de Rádio

Há Vida(s) nesta Cidade! #6 com Sofia José Santos e Alexandre de Sousa Carvalho

28 de agosto de 2021, 14h00 (GMT+1)

Rádio Universidade de Coimbra

Apresentação

Isabel Simões, Inês Nascimento Rodrigues, Júlia Garraio e Vasco Martins conversam com Sofia José Santos e Alexandre Sousa Carvalho sobre "Masculinidades e os Média".

Sexto programa de uma parceria entre a Rádio Universidade de Coimbra e o Centro de Estudos Sociais (CES), no âmbito da investigação desenvolvida pelo NHUMEP - Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz. Esta colaboração efetiva-se no programa Há Vida(s) Nesta Cidade!, de Isabel Simões, e terá lugar no último sábado de cada mês, a partir das 14h00.

O programa pode ouvir-se em directo em https://www.ruc.pt


Notas biográficas

Sofia José Santos é Professora Auxiliar de Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigadora do Centro de Estudos Sociais, onde coordena o projeto DeCodeM como Investigadora Principal, e onde tem desenvolvido, desde 2008, investigação sobre media e intervencionismo global; representações mediáticas e processos de securitização; media e política externa; internet e tecnopolítica; e media e masculinidades. Dentro do CES, é também coordenadora da área programática de Media e Masculinidades no Promundo-Portugal e co-editora do Alice News. Desde 2016, integra como Investigadora Associada o Centro de Investigação OBSERVARE da Universidade Autónoma de Lisboa. É doutorada e mestre em "Política Internacional e Resolução de Conflitos" pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e licenciada em Relações Internacionais pela mesma universidade, tendo também um diploma de Estudos Avançados em "Ciências da Comunicação" pelo ISCTE-IUL. Anteriormente, foi Professora Auxiliar Convidada no núcleo de Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (2016-2019), investigadora em pós-doutoramento no OBSERVARE/UAL (2015/2016) e no CES (2015), e investigadora e coordenadora de media e comunicação no Promundo-Europa (2014-2015). Pertenceu à equipa de investigação do Flemish Peace Institute enquanto visiting scholar, na linha de "Paz e Sociedade", e foi Marie Curie fellow no departamento de Antropologia da Universiteit Utrecht. Para além de publicações, conferências e projetos de investigação nacionais e internacionais, destaca-se também no seu percurso o seu trabalho de co-coordenação e co-edição do Boletim P@x do Grupo de Estudos para a Paz do NHUMEP, o seu envolvimento com movimentos sociais (e.g. Academia Cidadã; Cidadãos por Coimbra) e redes internacionais (e.g. EDEN, Orecomm, MenCare, MenEngage) bem como trabalhos que desenvolveu para think tanks, fundações e agências de desenvolvimento internacionais, como o NOREF, a UKAid, a Palladium e o Promundo-US. Os seus actuais interesses de investigação centram-se em questões relacionadas com media, masculinidades e prevenção da violência; digital rights e contentious politics;estudos críticos da internet; representações mediáticas e securitização; media e políticas externas.

Alexandre de Sousa Carvalho é investigador associado do Centro de Estudos Sociais e do CEI-ISCTE-IUL. No âmbito do CES, integra a equipa do projeto Decode/M onde coordena a área temática sobre "Populismo e Masculinidades Extremas" e participa activamente no estudo core e nas áreas temáticas "MeToo"e "Paternidade, Papéis Domésticos e Cuidado". É desde Fevereiro de 2017 Professor Assistente Convidado em Relações Internacionais e Estudos da Paz, Desenvolvimento e Segurança na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, tendo também orientado e arguido dissertações de Mestrado nestas áreas científicas. É doutorando em Ciência Política no ISCTE-IUL, tem Mestrado em African Peace and Conflict Studies da Universidade de Bradford no Reino Unido e é licenciado em Relações Internacionais pela Universidade de Coimbra. Tem mais de 10 anos de experiência de investigação e consultoria em centros de investigação académicas, institutos de pesquisa, agências governamentais e organizações não-governamentais, e como consultor especialista em mais de 30 relatórios para agências internacionais de desenvolvimento e diretórios da Comissão Europeia. As suas áreas de especialidade incluem relações internacionais; teoria crítica; ciência política; estudos da paz e da segurança e partilhas de poder. Os seus atuais interesses de investigação centram-se em torno de temáticas sobre discursos, semiótica e representações políticas; internet e transformação social; e estudos de género com enfoque em masculinidades e na (des)construção do 'masculismo político populista'.


Programa de Rádio

Há Vida(s) nesta Cidade