Conversa

Amélia Augusto

Madalena Duarte

16 de dezembro de 2021, 18h00

Teatrão - Oficina Municipal do Teatro (Coimbra)

Moderação: Sílvia Portugal (FEUC/CES)

Apresentação

No contexto da próxima criação do Teatrão (estreia a 9 de dezembro), a partir da obra «da familia», de Valério Romão, o Teatrão organiza, em colaboração com o CES, um ciclo de conversas sobre diferentes aspetos do universo familiar contemporâneo.

da família é um conjunto de doze contos escritos por Valério Romão. Com dramaturgia criada por ele, a partir de cinco dessas histórias, o Teatrão levá-las-á a cena a partir de dezembro. Os cinco episódios familiares têm uma estrutura fabulista, mítica e fantástica, embora paradoxalmente cotidiana. Os episódios não estão propriamente localizados nesta ou naquela época, não fazem parte do passado embora também ali estejam, nem são contemporâneos, embora reconhecíveis no dia a dia. Sem terem qualquer pretensão ensaística, ou formal, o tratamento melodramático, no melhor sentido da palavra, tem uma estrutura épica que, de forma inadvertida ou propositadamente, sabe-se lá, desassossega o receptor.

Notas biográficas

Madalena Duarte
Madalena Duarte é Socióloga e Professora Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É Investigadora do Centro de Estudos Sociais, onde participou em diversos projetos. É doutorada em Sociologia com a tese "Para um direito sem margens: representações sobre o Direito e a violência contra as mulheres". A sua tese de mestrado deu origem ao livro "Movimentos na Justiça: Direito e Movimento Ambientalista em Portugal". As suas áreas de interesse incluem a sociologia do direito, os estudos feministas, a violência de género, o tráfico de pessoas e os movimentos sociais. Tem vários artigos publicados e comunicações apresentadas sobre estes temas em conferências nacionais e internacionais. Atualmente é coordenadora do projeto "Homicídios nas relações de intimidade: desafios ao direito".

Amélia Augusto
Amélia Augusto é doutorada em Sociologia pela Universidade da Beira Interior, Professora Auxiliar no Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior e investigadora integrada no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES-IUL). Tem coordenado e lecionado unidades curriculares da área da sociologia da saúde a ciclos de estudos de sociologia e a ciclos de estudo de ciências da saúde, colaborando neste domínio com várias instituições do ensino superior. Tem orientado doutoramentos e mestrados na área da sociologia da saúde. A sua publicação tem sido realizada sob a forma de capítulos de livros e artigos, nacionais e internacionais. É atualmente membro da Comissão Coordenadora da Secção de Sociologia da Saúde, da Associação Portuguesa de Sociologia.

Ciclo de Conversas

da família