Conversa

da família e do Estado

Rosa Monteiro

Sandra Passinhas

11 de dezembro de 2021, 17h00

Teatrão - Oficina Municipal do Teatro (Coimbra)

Moderação: Sílvia Portugal (FEUC/CES)


Apresentação

No contexto da próxima criação do Teatrão (estreia a 9 de dezembro), a partir da obra «da familia», de Valério Romão, o Teatrão organiza, em colaboração com o CES, um ciclo de conversas sobre diferentes aspetos do universo familiar contemporâneo.

da família é um conjunto de doze contos escritos por Valério Romão. Com dramaturgia criada por ele, a partir de cinco dessas histórias, o Teatrão levá-las-á a cena a partir de dezembro. Os cinco episódios familiares têm uma estrutura fabulista, mítica e fantástica, embora paradoxalmente cotidiana. Os episódios não estão propriamente localizados nesta ou naquela época, não fazem parte do passado embora também ali estejam, nem são contemporâneos, embora reconhecíveis no dia a dia. Sem terem qualquer pretensão ensaística, ou formal, o tratamento melodramático, no melhor sentido da palavra, tem uma estrutura épica que, de forma inadvertida ou propositadamente, sabe-se lá, desassossega o receptor.


Notas biográficas

Rosa Monteiro
Rosa Monteiro nasceu em Coimbra em 1972. Licenciou-se em sociologia na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e fez mestrado em Famílias e Sistemas Sociais no Instituto Miguel Torga, de Coimbra. Doutorou-se em 2011 em Sociologia do Estado, Direito e Administração, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, com uma dissertação intitulada «Feminismo de Estado em Portugal: mecanismos, estratégias, políticas e metamorfoses». É investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, no Núcleo de Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades, foi docente no Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra e é professora auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. É perita em Igualdade de Género e estudos sobre as mulheres, reconhecida pelo Instituto Europeu para a Igualdade de Género. Foi vice-presidente da Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres entre 2012 e 2015. Integrou as equipas de investigação que avaliaram políticas públicas no domínio da igualdade, designadamente, o II e o III Planos Nacionais para a Igualdade, e a integração da perspetiva da Igualdade de Género nos Fundos Estruturais no anterior quadro comunitário (QREN 2007-2013). Tem desenvolvido projetos de investigação e de investigação ação no domínio das políticas locais de igualdade, dos mecanismos oficiais para a igualdade, e das migrações. Foi vereadora na Câmara Municipal de Viseu entre 2013-2017. Foi técnica especialista para a área da igualdade de género e cidadania no Gabinete do Ministro Adjunto desde 2015 até outubro de 2017. Exerceu no XXI Governo Constitucional as funções de Secretária de Estado para a Cidadania e Igualdade, entre outubro de 2017 e outubro de 2019.

Sandra Passinhas
Professora da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Doutorada em Direito, em 2010, pela Universidade de Florença com a dissertação Dimensions of Property under European Law: Fundamental Rights, Consumer Protection and Intellectual Property – Bridging Concepts?  Em 2016 concluiu Doutoramento em Ciências Jurídico-Civilísticas pela Universidade de Coimbra com a dissertação Propriedade e Personalidade no Direito Civil Português. Docente na área de Direito da Família e dos Menores.


Ciclo de Conversas

da família