Ciclo de Conversas

da família

2 de dezembro de 2021 a 15 de fevereiro de 2022

Tabacaria, Oficina Municipal do Teatro - Teatrão (Coimbra)

Apresentação

No contexto da próxima criação do Teatrão, a partir da obra «da familia», de Valério Romão, o Teatrão organiza, em colaboração com o CES, um ciclo de conversas sobre diferentes aspetos do universo familiar contemporâneo.

da família é um conjunto de doze contos escritos por Valério Romão. Com dramaturgia criada por ele, a partir de cinco dessas histórias, o Teatrão levá-las-á a cena a partir de dezembro. Os cinco episódios familiares têm uma estrutura fabulista, mítica e fantástica, embora paradoxalmente cotidiana. Os episódios não estão propriamente localizados nesta ou naquela época, não fazem parte do passado embora também ali estejam, nem são contemporâneos, embora reconhecíveis no dia a dia. Sem terem qualquer pretensão ensaística, ou formal, o tratamento melodramático, no melhor sentido da palavra, tem uma estrutura épica que, de forma inadvertida ou propositadamente, sabe-se lá, desassossega o receptor.

As seis conversas da família serão uma das atividades paralelas desta nova produção do Teatrão. da família estreia a 9 de dezembro, mas as conversas, moderadas por Sílvia Portugal (FEUC/CES), terão início no dia 2 de dezembro e decorrem na Oficina Municipal do Teatro (Coimbra).


Programa

da família contemporânea
Com Andreia Barbas e José Gameiro
2 de dezembro de 2021, 18h00

da família e do Estado
Com Rosa Monteiro e Sandra Passinhas
11 de dezembro de 2021, 17h00

da família passional
Com Madalena Duarte* e Amélia Augusto
16 dezembro de 2021, 18h00

da família tradicional
Com Rosalina Costa e António Marujo*
6 janeiro de 2022, 18h00

da família consanguínea
Com Ana Rita Brás, Pedro Raul Cardoso e Tiago Pereira
13 janeiro de 2022, 17h00

da família nuclear
Com Ana Nunes de Almeida Deolinda Machado
15 de fevereiro de 2022, 17h00