Colóquio Internacional do projeto «TIMES - Trajetórias Institucionais e Modelos de Empresa Social em Portugal»

O que são empresas sociais e como é que estão a contribuir para resolver problemas sociais e societais? Desenhando uma agenda futura em comum

27, 28, 29 de abril de 2021, 14h00-17h00 (GMT +01:00)

Evento em formato digital

Apresentação

As empresas sociais (ES) são um fenómeno que está a ter uma atenção crescente ao nível académico, político e da sociedade civil na Europa. As ES estão a trazer inovações nas formas organizacionais da economia social e nos seus setores de atividade, articulando dimensões económicas, sociais, culturais e ambientais, e orientando a sua missão para problemas sociais e societais de pobreza, desemprego, envelhecimento, sustentabilidade ambiental, entre outros.

O debate sobre o conceito de ES é indicativo das transformações e articulações complexas no âmbito da economia social e das relações entre estas organizações e o Estado, as empresas privadas e o mercado. Apesar desta relevância internacional, científica e política, o conhecimento sobre as ES em Portugal é ainda limitado.

Com o projeto TIMES pretendemos contribuir para o conhecimento do significado, contexto institucional e papel das ES em Portugal, focando na sua contribuição para abordar os desafios sociais e societais, e para desenhar uma agenda política futura para as ES. As escolhas concetuais e metodológicas do Projeto TIMES estão alinhadas com o projeto ICSEM - International Comparative Social Enterprise Models, acrescentando capacidade comparativa a esta investigação.

Este colóquio tem dois objetivos: apresentar os resultados principais do projeto TIMES sobre as ES em Portugal e debater os desafios principais para as ES ao nível organizativo, social e político, ajudando à criação de uma agenda política para o papel que desenvolvem na sociedade. Isto é feito colocando o caso Português entre as experiências de outros países europeus e em relação com políticas e iniciativas das instituições europeias.

Neste colóquio vamos tratar os seguintes temas: os modelos de ES em Portugal e em Europa (dia 1); a contribuição das ES para abordar os desafios sociais e societais (inserção laboral, inclusão social, cultura, arte e sustentabilidade ambiental) (dia 2); o desenho de uma agenda política para as capacidades e papel das ES (dia 3).

Os/as oradores/as convidados/as são investigadoras e investigadores representantes das instituições nacionais e europeias, representantes das ES que participaram no estudo, atores políticos portugueses e europeus e outros stakeholders da economia social.

O projeto TIMES  é financiado pelo FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional através do COMPETE 2020 – Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (POCI) e por fundos portugueses através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, ref. PTDC / SOC-SOC / 30612/2017 | POCI-01-0145-FEDER-030612.

Para inscrição tardia, por favor enviar email para times@ces.uc.pt