Ciclo de Cinema Urbano | Parte I

Cidades Intangíveis

29 de abril; 27 de maio; 15 de junho | 2021, 18h00 (GMT +01:00)

Evento em formato digital

Enquadramento

O Ciclo de Cinema Urbano, uma organização do Programa de Doutoramento «Cidades e Culturas Urbanas» regressa em 2021 com um novo formato online. propondo-se discutir conflitos, transformações e fenómenos inerentes à ampla problemática das “questões urbanas".

Neste novo formato, o Ciclo divide-se em duas partes: a primeira, a decorrer entre abril e junho, centra-se nas “Cidades Intangíveis”, enquanto a segunda, prevista para setembro, abordará a temática das “Cidades em Disputa”.

As sessões desta primeira parte apresentam uma seleção de curtas-metragens, a exibir virtualmente, seguidas de debate. Abrindo com uma sessão em torno da "Cidade Sonora", os seus silêncios e ruídos, o ciclo prossegue com a temática das "Cidades Imaginadas" e especula, com contornos futuristas, sobre a condição urbana. Por fim, encerrará com um desafio à multiplicidade do sensível a partir da “Cidade Percecionada pela Infância”.


Programa

Sessão 1 | Cidades Sonoras
5 perspectivas sobre o som (PT, 2021, 33 min, 02 seg) de Carlos Alberto Augusto
29 de abril de 2021, Evento em formato digital via Zoom, 18h00 (GMT +01:00)

Sinopse: Tudo soa. Soa a Natureza à nossa volta, soamos nós, soam as máquinas e as cidades. O som é vital para a nossa sobrevivência, mas o equilíbrio do nosso ambiente sonoro está ameaçado. Cinco relatos sobre o som urbano, sobre a escuta, sobre os desequilíbrios que ameaçam o ambiente sonoro e o que pode ser feito para restabelecer o equilíbrio perdido.

Comentadores: Carlos Alberto Augusto (Designer Sonoro), Carlos Fortuna (FEUC/CES) | Moderador: Cristiano Pacheco (Doutorando)


Sessão 2 | Cidades Imaginadas
Tunnelen (NO; 2016; 14 min 22 seg) de André Øvredal
Hyper-reality (CO; 2010; 6 min 15 seg) de Keiichi Matsuda
27 de maio de 2021, Evento em formato digital via Zoom, 18h00 (GMT +01:00)

Sinopse: Baseado num conto de Alice Glaser, Tunnelen é um filme de ficção científica sobre um futuro marcado pela intensa concentração da população urbana. Ao regressar a casa, depois de um dia na praia, uma família depara-se com um terrível engarrafamento automóvel.  À sua frente está um túnel que precisa ser atravessado.

Sinopse: Hyper-reality apresenta uma nova visão caleidoscópica e provocatória do futuro urbano, em que as realidades físicas e virtuais se fundem e a cidade se mostra saturada pelos media.

Comentador: Ramón del Castillo (UNED) | Moderadora: Violeta Rodríguez Becerril (Doutoranda)

 

Sessão 3 | A Cidade Percecionada pela Infância
Ciudad Grande (MX; 31 min 24 seg) de Tuline Gülgönen e Ana Álvarez
15 de junho de 2021, Evento em formato digital via Zoom, 18h00 (GMT +01:00)

Sinopse: Um retrato da Cidade do México vista pelos olhos de cinco crianças de diferentes idades e bairros que revela a forma como percebem e vivem a cidade. O documentário enfatiza o contato direto com as crianças.

Comentadoras: Tuline Gülgönen e Ana Álvarez (Realizadoras) | Moderadora: Carolina Anselmo (Doutoranda)