Oficina | Gender Workshop Series XI

Nas Palavras de Aida Gomes

25 de novembro de 2020, 17h00 (GMT)

Cena Lusófona, Pátio da Inquisição (Coimbra)

Apresentação

A partir do mote “Artes Feministas das Palavras”, a XI edição do Gender Workshop Series propõe uma série de conversas mensais, em torno de questões feministas, de género e coloniais, com escritoras e outras cultoras das artes das palavras. Nesta sessão, conversaremos com Aida Gomes, a partir do seu trabalho.

Nota Biográfica

Aida Gomes nasceu no Huambo, Angola. Veio para Portugal ainda criança e, em 1985, mudou-se para a Holanda, onde estudou Ciências Sociais e fez um mestrado sobre processos históricos e políticos na África Subsariana na Universidade Radboud de Nijmegen. Trabalhou ao longo de vários anos em missões de paz da ONU, em contextos marcados por situações de conflito ou pós-conflito. Durante tal período, residiu no Camboja, em Moçambique, no Suriname, em Angola, na Libéria, no Sudão e na Guiné-Bissau. É autora do romance Os pretos de Pousaflores (2011), a história de uma família marcada pelo passado colonial e o “retorno”.

Leitura recomendada: Os Pretos de Pousaflores

De acordo com as normas em vigor, está assegurado o distanciamento entre pessoas e é obrigatória a utilização de máscara durante o evento. A participação está limitada a 30 pessoas e sujeita à inscrição prévia. Para fazê-la, por favor, envie um e-mail para gw@ces.uc.pt entre os dias 18/11/2020 e 24/11/2020. Será enviada confirmação atempadamente.

Sessão organizada em colaboração com a Cena Lusófona e com o projeto “Identidades Nacionais em Diálogo: Construções de Identidades Políticas e Literárias em Portugal, Angola e Moçambique (1961-presente)" (IF/00654/2015) | CLP - Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.