Seminário | CONSTRUIR AS EPISTEMOLOGIAS DO SUL

Ciências em Tempos de Pandemia

Boaventura de Sousa Santos

Charbel N. El-Hani

12 de junho de 2020, 16h00 (GMT +01:00)

Evento em formato digital

Notas biográficas

Boaventura de Sousa Santos nasceu em Coimbra, a 15 de Novembro de 1940. É Doutorado em Sociologia do Direito pela Universidade de Yale (1973) e Professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Distinguished Legal Scholar da Universidade de Wisconsin-Madison. Foi também Global Legal Scholar da Universidade de Warwick e Professor Visitante do Birkbeck College da Universidade de Londres.

É Director Emérito do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Coordenador Científico do Observatório Permanente da Justiça. De 2011 a 2016, dirigiu o projecto de investigação ALICE - Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências o mundo, um projecto financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC), um dos mais prestigiados e competitivos financiamentos internacionais para a investigação científica de excelência em espaço europeu.

Tem escrito e publicado extensivamente nas áreas de sociologia do direito, sociologia política, epistemologia, estudos pós-coloniais, e sobre os temas dos movimentos sociais, globalização, democracia participativa, reforma do Estado, direitos humanos, com trabalho de campo realizado em Portugal, Brasil, Colômbia, Moçambique, Angola, Cabo Verde, Bolívia e Equador. Os seus trabalhos encontram-se traduzidos em espanhol, inglês, italiano, francês, alemão, chinês, romeno, dinamarquês e polaco.


Charbel N. El-Hani é Professor Titular do Instituto de Biologia, Universidade Federal da Bahia (Brasil), onde coordena o Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia (LEFHBio). É Bacharel em Ciências Biológicas pela UFBA (1992), Mestre em Educação pela UFBA (1996) e Doutor em Educação pela USP (2000). Coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (IN-TREE).

Seus principais interesses de pesquisa são: Pesquisa em Educação Científica, Filosofia da Biologia, Biologia Teórica (em especial, vinculada a Biologia Evolutiva, Ecologia, Conservação e Comportamento Animal) e História da Biologia.

pesquisa que está realizando no CES se relaciona a um de seus principais projetos de pesquisa, que enfoca a busca de avanços no enfrentamento de desafios epistemológicos, ontológicos, éticos e políticos com os quais se confrontam propostas de integração de conhecimentos acadêmicos e de outros sistemas de conhecimento, que têm sido cada vez mais comuns em campos como a conservação e a educação.