Ciclo de Oficinas de Metodologias

Roda de Saberes

2019/2020

CES | Alta

Enquadramento

A diversidade de áreas de investigação abarcadas pelo Centro de Estudos Sociais implica o recurso a diferentes metodologias. Por outro lado, os desafios da investigação levam-nos por caminhos diferentes mas, em muitos casos, usando estratégias parecidas. Visando refletir criticamente sobre métodos e práticas de investigação científica, estas oficinas de metodologia propõem um espaço de reflexão crítica sobre metodologias utilizadas por investigadores do CES em projetos em curso.

De acordo com os objetivos estratégicos traçados no Plano de Atividades para 2019, pretende-se por este meio desenvolver instrumentos de análise crítica sobre metodologias vigentes na investigação nas áreas das ciências sociais, artes e humanidades, bem como fomentar o diálogo inter e transdisciplinar ao nível de práticas metodológicas na comunidade de investigadores do CES.

Nesta 'Roda de Saberes' criamos um espaço de partilha de métodos e práticas de investigação, pensado como uma forma de trocarmos dúvidas, sucessos, dificuldades, avanços. Convidamos todos e todas a juntarem-se a esta Roda e a fazer nascer um diálogo profícuo sobre a escolha, potenciação e implementação de diferentes metodologias de investigação, refletindo sobre questões metodológicas relativas a projetos desenvolvidos ou em desenvolvimento.   

Este ciclo pretende funcionar como uma incubadora de experiências inter/transdisciplinares ricas. Em cada sessão, o debate será orientado de forma a facilitar a emergência de novas ideias, aprendizagens, oportunidades de colaboração, projectos e mesmo publicações, a partir de um enfoque nas metodologias, que serão abordadas a partir de diferentes perspectivas. Dinamizadoras/es e participantes discutirão em conjunto os temas alvo e um conjunto de questões organizadoras do debate tendo como ponto de partida as suas próprias experiências e competências, conhecimentos, interesses e curiosidade.

Organização: Rita Campos, Patrícia Silva e Ana Teixeira de Melo (CES)