Sessão cinematográfica

«Nocturnos - a história dos sem-abrigo na cidade de Lisboa» de Aya Koretzky e Rodrigo Barros

28 de fevereiro de 2019, 18h30

Casa da Esquina (Coimbra)

Comentários: Rodrigo Barros (realizador do documentário)

Sinopse: Os testemunhos de um grupo de sem-abrigo, utentes da associação de Albergues Nocturnos de Lisboa. O seu quotidiano, as suas histórias, os seus desejos. O dia nasce em Lisboa e com ele dá-se o regresso das pessoas às ruas. Estes homens vivem num lugar que não é uma casa. Martins, o barbeiro de Luanda, Simões e as suas farpas, o Manel dos filmes e o silêncio de Francisco partilham o lugar onde vão dormir, o Albergue.
 

ParaDocma, de PARADigma, de DOCumentário e de DOgMA, é uma iniciativa que reúne vários grupos e organizações locais, um Ciclo de Cinema  que pretende dinamizar a cidade de Coimbra com o objectivo de promover o “estudo da casa”, neste caso, de criar diálogo sobre temas ecológicos prementes em diversos espaços da cidade de Coimbra. É um evento itinerante porque pretende divulgar os espaços associativos e os espaços públicos da cidade junto da população e, assim, conhecer os recursos materiais e imateriais locais existentes.

Esta é a quinta sessão da segunda edição do ParaDocma uma iniciativa organizada conjuntamente entre a Casa da Esquina, a associação Coimbra em Transição (CeT), o Cine Eco Seia e a Oficina de Ecologia e Sociedade do Centro de Estudos Sociais da UC, em colaboração com outras organizações locais. Temos o privilégio de ter o Cine Eco Seia, principal festival de cinema sobre ambiente em Portugal, como parceiro e de ter direitos sobre exibição livres de filmes premiados em Coimbra. Nesta edição, as sessões serão principalmente na Casa da Esquina e entre Janeiro a Junho de 2019 haverá pelo menos uma sessão noutro local e ao ar livre.