Gender workshop

30 de abril de 2019, 14h30

Sala 2, CES | Alta

Apresentação

Há já oito anos que as oficinas Gender Workshop no Centro de Estudos Sociais constituem espaços abertos de debate que procuram explorar o potencial epistemológico das perspetivas feministas na compreensão da vida social. Estas têm vindo a ser abordadas a partir de diferentes contextos sociais, políticos e culturais, privilegiando-se o diálogo entre as mais variadas disciplinas e áreas de investigação.

Nesta IX série (2018/2019) propõe-se um novo modelo de oficinas, privilegiando-se desta vez o convite a investigadoras/es e/ou ativistas que, em parceria, aceitam o repto de debater em torno de um lema que lhes é proposto e que tem uma estreita ligação com os seus interesses de investigação e/ou atividade profissional e cívica.

Nesta sessão propõe-se um debate em torno dos concentos de género e espiritualidade, a partir das problematizações lançadas nas intervenções iniciais.

Programa

“Patriarcado e construções religiosas da interioridade no catolicismo: roteiros da ‘espiritualidade feminina’ em perspectiva histórica”, Tiago Pires Marques (CES-UC)

“Espiritualidades e Extensão na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará: experiência com grupos de mulheres que tecem Mandalas Huichol”, Kelma Matos (Universidade Federal do Ceará / CES-UC)

Tiago Pires Marques, historiador e sociólogo, é Investigador FCT no Centro de Estudos Sociais (CES), Universidade de Coimbra desde 2014. Doutorado em História no Instituto Universitário Europeu de Florença, realizou o seu pós-doutoramento com o projeto “Ciência, religião e subjetividades”, no Institut d’Histoire et de Philosophie des Sciences et des Techniques (Paris 1) e na Universidade Católica Portuguesa, no âmbito do qual coordenou o livro Experiências à deriva. Paixões religiosas e psiquiatria na Europa (2013). Atualmente, desenvolve sua pesquisa nas áreas das ciências sociais da saúde mental e das religiões. De entre as suas publicações recentes, destaca-se o livro coletivo Legitimidades da Loucura. Sofrimento, luta, criatividade e pertença (2018).

Kelma Socorro Lopes de Matos é graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará (1988), mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1995), doutorada em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2001) e tem Pós-Doutoramento em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação - Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará e é Investigadora visitante em estágio pós-doutoral no CES-UC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Cultura de Paz, Valores Humanos e Educação e Espiritualidade, Juventudes, Escola, Educação Ambiental.

Comissão Coordenadora do Gender Workshop Series: Ana Lúcia Santos, Ana Oliveira, Catarina Martins, Luciana Moreira, Teresa Cunha