Gender workshop

Luciane Lucas dos Santos

Michela Giovannini

30 de maio de 2019, 17h00

Casa da Esquina (Coimbra)

Apresentação

Há já oito anos que as oficinas Gender Workshop no Centro de Estudos Sociais constituem espaços abertos de debate que procuram explorar o potencial epistemológico das perspetivas feministas na compreensão da vida social. Estas têm vindo a ser abordadas a partir de diferentes contextos sociais, políticos e culturais, privilegiando-se o diálogo entre as mais variadas disciplinas e áreas de investigação.

Nesta IX série (2018/2019) propõe-se um novo modelo de oficinas, privilegiando-se desta vez o convite a investigadoras/es e/ou ativistas que, em parceria, aceitam o repto de debater em torno de um lema que lhes é proposto e que tem uma estreita ligação com os seus interesses de investigação e/ou atividade profissional e cívica.

Nesta sessão propõe-se um debate em torno das Economias feministas, a partir das problematizações e dos casos concretos trazidos pelas convidadas.

Programa

«As mulheres negras no âmbito das economias feministas: reciprocidade, redistribuição e re-incrustação da economia», Luciane Lucas dos Santos (CES-UC)
«As organizações da economia solidaria entre mobilização política e económica: uma investigação em Barcelona», Michela Giovannini (CES-UC)

Notas Biográficas

Luciane Lucas dos Santos é investigadora sénior no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, co-coordenando o Núcleo de Investigação Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe). É doutorada em Comunicação e Cultura (2004) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Brasil) e integra, atualmente, a equipa docente do Doutoramento "Democracia no Século XXI". Também integra como membro permanente, desde 2008, o Grupo de Estudos sobre Economia Solidária no CES (ECOSOL-CES). Relativamente à investigação, os seus temas de interesse são: estudos pós-coloniais da Economia e do consumo, Economias Comunitárias, Economia Feminista, Estética Feminista, questões identitárias na Europa.

Michela Giovannini é Marie Sklodowska Curie fellow no Núcleo de Estudos sobre Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades (POSTRADE) do CES, bem como do Grupo de Estudos sobre Economia Solidária (ECOSOL). É graduada em Ciências Políticas pela Universidade de Padua e doutora em Desenvolvimento Local pela Universidade de Trento (Italia). Os seus interesses de investigação centram-se nas áreas da economia social e solidaria na América Latina, sobretudo em contextos indígenas e de exclusão social, e na Europa do sul. O seu projecto de investigação individual Marie Sklodowska Curie AGORA pesquisa as relações entre movimentos sociais e organizações da economia solidaria na Espanha e em Portugal para investigar a dimensão política da economia solidaria.

Comissão Coordenadora do Gender Workshop Series: Ana Lúcia Santos, Ana Oliveira, Catarina Martins, Luciana Moreira, Teresa Cunha