Seminário

Cultura de Paz e Neurociência: em tempos de medo e solidão, o que faz a Universidade?

Kelma Socorro Lopes de Matos (Universidade Federal do Ceará/CES)

28 de junho de 2019, 14h30

Sala 2, CES | Alta

Apresentação

O seminário versará sobre o que é a Cultura de Paz e a Educação para a Paz, focando na contribuição de práticas concretas realizadas a partir da Universidade, através da extensão universitária. Essas ações podem contribuir com a humanização, bem-estar e sociabilização das pessoas que fazem a instituição, assim como das que estão no seu entorno. Além disso, será discutido como a neurociência explica e comprova a necessidade de trabalharmos com a humanização, meditação e ações afins. Será apresentado, também, o Projeto de Extensão “Cultura de Paz na Faculdade de Educação”, da Universidade Federal do Ceará, que trabalha com Yoga, Reiki, Cursos de Educação e Valores Humanos, Curso Vivendo Valores em Educação, Construção de Mandalas Huichol, oferecidos à comunidade universitária e a todas as demais pessoas que desejem participar.

Kelma Socorro Lopes de Matos: Possui graduação  em Serviço Social  pela  Universidade Estadual do Ceará (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (1995), doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2001), PósDoutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atualmente é Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação - Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará e Investigadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Cultura de Paz, Valores Humanos e Educação e Espiritualidade, Juventudes, Escola, Educação Ambiental.