Colóquio Internacional

[versão em PDF para descarregar]

PROGRAMA PRÉ-COLÓQUIO

Dia 20 de Setembro – Centro Cultural Português

19h-20h30, Projeção do documentário ‘Tarrafal, o campo da morte lenta’ de Diana Andringa
Sessão documental e debate com Diana Andringa (realizadora), Constantino Lopes da Costa (ex-preso político), Miguel de Barros (CESAC) e moderação de Inês Nascimento Rodrigues (CES-UC)

Dia 26 de Setembro – Centro Cultural Português

19h-20h30, Roda de Conversa ‘Heranças da Luta de Libertação’
Com MC Mário (rapper), Sumaila Djaló (ativista), Dautarin Costa (sociólogo) e moderação de Ilsa Cá e Sá (CESAC)

PROGRAMA COLÓQUIO

Dia 27 de Setembro – Hotel Azalai

9h-9h30, SESSÃO DE BOAS-VINDAS

9h30-11h, MESA 1 ‘Guerra Colonial’ (Mod. Miguel de Barros, CESAC):
Miguel Cardina (CES-UC) – “Memórias e contra-memórias da Guerra Colonial”
Verónica Ferreira (CES-UC) - “«Qual o nome desta guerra?» Mecanismos e dinâmicas de construção de uma narrativa da Guerra Colonial na Wikipédia”
Bruno Sena Martins (CES-UC) - "Memórias em busca de pátria: a guerra colonial e as lutas de libertação"

11h30-13h, MESA 2 ‘Internacional’ (Mod. Sílvia Roque, CES-UC):
Teresa Almeida Cravo (FEUC-CES) – “A libertação da Guiné-Bissau vista a partir do Ocidente”
Vincenzo Russo (Universidade de Milão) – “Desarquivando fantasmas. Terceiro-mundismo e a solidariedade internacionalista: o caso italiano perante a luta de libertação na Guiné”
Alexsandro de Sousa e Silva (USP) – “As «duas filmagens cubanas» da Guiné em ‘Madina Boé’ (1968), de José Massip”

15h-16h30, MESA 3 ‘Lugares de Memória’ (Mod. Rui Jorge Semedo, INEP):
Claudio Arbore (Universidade IULM de Milão) – “Espaços simbólicos e atores de memorialização na Guiné-Bissau: o caso da rede de museus e memoriais da ONG Acção para o Desenvolvimento”
Marília Lima (INEP) – "A Cidade de Bissau, os lugares da memória dos movimentos de libertação Nacional"
André Caiado (CES-UC) – “Monumentalização da Memória da Guerra Colonial em Portugal: processos e legados em tempos pós-coloniais”

16h30-18h, Apresentação de Livro
Apresentação e debate do livro As Voltas do Passado. As Guerras Coloniais e as Lutas de Libertação (Tinta-da-china, 2018) com Carlos Cardoso (CESAC), Miguel Cardina (CES-UC), Bruno Sena Martins (CES-UC) e moderação de Teresa Almeida Cravo (FEUC-CES).

19h-20h30, Centro Cultural Português em Bissau, Roda de Conversa ‘A participação das mulheres na luta de libertação’
Com Odete Semedo (INEP), Ângela Sofia Benoliel Coutinho (IPRI/UNL e CEIS20/UC) e Diana Andringa (CES-UC) e moderação de Sílvia Roque (CES-UC)

DIA 28 DE SETEMBRO – Hotel Azalai

9h-10h30, MESA 4 ‘Figuras’ (Mod. Carlos Cardoso, INEP):
Sílvia Roque (CES-UC) – “Amílcar Cabral: itinerários de memória”
Roberto Vecchi (Universidade de Bolonha) – “Amílcar Cabral: uma política da filosofia. Memórias conceituais e metafísica da resistência”
Ângela Sofia Benoliel Coutinho (IPRI/UNL e CEIS20/UC) – “As trajectórias dos dirigentes do PAIGC: ‘fundadores’ e membros do Comité Executivo da Luta (1956-1980)”

11h-12h30, MESA 5 ‘Luta’ (Mod. Mustafah Dhada, CSU):
Rui Jorge Semedo (INEP) – “Conacri como Espaço Duplo: retaguarda de luta e de produção e reprodução de conflitos”
Leopoldo Amado (CEDEAO) - "Memória e história da guerra de libertação nacional: desdobramentos estratégicos-tácticos dos dispositivos no Teatro de operações"
Sofia da Palma Rodrigues (CES/FEUC) – “Comandos Africanos: memórias e testemunhos da Guerra Colonial e da descolonização da Guiné-Bissau”

14h30-15h30, MESA 6 ‘Arte’ (Mod. Fodé Abulai Mané, INEP):
Andrea Cristina Muraro (UNILAB) – “No bolso da bata sempre tinha uma noz de cola: literatura e memória da luta de libertação em Guiné-Bissau”
Jusciele Oliveira (Universidade do Algarve) – “«Eu me inspiro na cultura do meu país»: cinema, história, memória e identidades culturais nas representações cinematográficas de Flora Gomes”

15h30-17h00, MESA 7 ‘Combatente’ (Mod. Bruno Sena Martins, CES-UC):
Inês Nascimento Rodrigues e Miguel Cardina (CES-UC) - “Construindo o Combatente da Liberdade da Pátria em Cabo Verde: representações, metamorfoses e ambivalências”
Miguel de Barros (CESAC) – “(Des)Encantos – trânsitos de memórias da figura do Combatente da Liberdade da Pátria na música popular e de intervenção na Guiné-Bissau”

19h-20h30, Centro Cultural Português em Bissau, Roda de Conversa ‘A memória da luta de libertação nas artes’
Com Agnelo Regalla (combatente e poeta), Flora Gomes (cineasta), Adriano Gomes Ferreira (músico) e moderação de Zaida Pereira (Reitora da Universidade Católica/CESAC).

DIA 29 DE SETEMBRO – Hotel Azalai
9h-10h30, MESA 8 ‘Arquivo’ (Mod. Claudio Arbore, Un. IULM Milão):
Victor Barros (IHC/UNL e CEIS20/UC)
– “Arquivos Cruzados, Memórias Plurais e Escrita da História”
Rui Vilela (Fundação Kunstfonds) – “Arquividade – a condição do arquivo”
Mustafah Dhada (California State University) – “Warriors At Work: o que ainda pode contar este livro da luta de libertação na Guiné-Bissau?”

11h-12h00, MESA 9 ‘Heranças’ (Mod. Claudina Viegas, CESAC):
Ana Mouta Faria (ISCTE-IUL) – “A ‘guerra das memórias’ na Descolonização da Guiné-Bissau: contributos para o cruzamento de memórias de combatentes adversários das FAP e PAIGC (1969-1974)”
Fodé Mané (INEP) - "Revisitar a constituição da República de Boé para compreender as Utopias da construção de um Estado Democrático"

12h-12h30, Sessão de Encerramento