Seminário

Ensino de ciências sociais no Brasil: avanços, retrocessos e perspetivas de futuro na atual reforma do ensino médio

Thiago Ingrassia Pereira (UFFS)

12 de dezembro de 2018, 14h00

Sala 2, CES | Alta

Apresentação

O atual contexto de reforma do ensino médio/secundário no Brasil é desafiador à formação crítica e emancipatória dos(as) estudantes. Disciplinas como sociologia, filosofia e artes estão ameaçadas em sua oferta regular, representando retrocesso em relação aos conteúdos do campo das ciências humanas e sociais no currículo escolar. Nesse sentido, cabe examinar o atual debate brasileiro em perspectiva internacional comparada, considerando as diferentes posições políticas e educacionais acerca da escola e de sua função social, cultural, econômica e política.

Nota biográfica

Thiago Ingrassia Pereira
é professor de Sociologia e Sociólogo. Doutor (2014) e Mestre (2007) em Educação, Licenciado (2004) e Bacharel (2006) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, Brasil). Realizou estágio de Pós-Doutorado em Educação (2018) no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal. Professor Adjunto III da área de Fundamentos da Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/Erechim - RS) e Tutor do Grupo PET/Conexões de Saberes (Práxis/Licenciaturas). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE/UFFS) - Mestrado Profissional em Educação e do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (PPGICH/UFFS) - Mestrado Acadêmico. Atualmente é Presidente da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS).