Semana da Consciência Negra no CES

Corpos insubmissos: experiências e perspetivas da luta anti-racista no século XXI

19 e 20 de novembro de 2018, 09h00

Sala de Seminários (Piso 3), CES | Sofia

Enquadramento

20 de novembro de 1695. Brasil Colônia. Zumbi dos Palmares é assassinado. O motivo? Insubmissão ao sistema que viola(va), aterroriza(va) e extermina(va) os corpos condenados a carregar o mundo colonial nas costas: corpos negros. Passaram-se 323 anos desde a morte de um dos maiores protagonistas da resistência negra à supremacia branca e o dia 20 de novembro continua a ser reivindicado pelas organizações do movimento negro como símbolo de resistência, afirmação e luta de mulheres e homens no Brasil pois o Sistema continua a matar Cláudias, Amarildos, Marias Gabrielas, Marielles, Marcos Vinícius, Moas, Valérias.

O presente seminário tem como objetivo proporcionar diálogos sobre experiências e perspectivas acerca da luta anti-racista no século XXI no Brasil e em Portugal a partir dos seguintes eixos: educação anti-racista, sistema jurídico-penal, mulheres negras e feminismos e os rumos da agenda anti-racista. Esperamos que o diálogo possa aprofundar as discussões acerca das diversas formas de existir e resistir dos corpos racializados em nossas sociedades e, principalmente possa oferecer elementos para o fortalecimento da luta rumo à desconstrução de um mundo acentuadamente desumanizador e antinegro.

Área(s) temática(s)do curso
Anti- racismo, Produção de conhecimento, movimentos de base

Público-alvo: Alunos de pós-graduação em ciências sociais e humanas, ativistas políticos e membros de ONGs na área de anti-racismo, professores nas áreas de Sociologia, História e Geografia, jornalistas e afins.

Limite máximo de inscrições: 30 | Data limite para Inscrição: 15 de novembro

Línguas de trabalho: português

Seminário de entrada gratuita, com inscrição obrigatória