Roda de Conversas

Como o Zen Budismo pode ajudar a lidar com a depressão?

Monja Coen (Comunidade Zen Budista do Brasil)

8 de outubro de 2018, 16h00

Auditório, Faculdade de Economia da UC

Moderadora: Isabel Felix (CES)

Apresentação

De acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 320 milhões de pessoas sofrem de depressão atualmente e, até 2020, essa será a enfermidade mais incapacitante do mundo.

Poderá o Zen Budismo ajudar a lidar com a depressão? — Esta inquietação está no centro da roda de conversas promovida pelo Policredos, e  contará com a presença de Cláudia Dias Batista de Souza (Monja Coen) para debatê-la. Nesta ocasião, a monja brasileira refletirá sobre essa questão partindo de suas experiências pessoais com a depressão e dos seus conhecimentos sobre as práticas do Zen Budismo e fará uma sessão de autógrafos do livro O sofrimento é opcional – Como o Zen Budismo pode ajudar a lidar com a depressão, que será lançado em Portugal pela Editora 20|20.

Ela iniciou seus estudos budistas no Zen Center of Los Angeles – ZCLA e ordenada monja,  no Japão onde viveu por 12 anos sendo oito dos primeiros anos no Convento Zen Budista de Nagoia, Aichi Senmon Nisodo e Tokubetsu Nisodo, graduou-se no mestrado da tradição Soto Shu. É a primeira mulher e primeira pessoa de origem não japonesa a assumir a Presidência da Federação das Seitas Budistas do Brasil e Primaz Fundadora da Comunidade Zen Budista, criada em 2001, com sede na cidade de São Paulo – Brasil.

Coen é autora de diversos livros, palestrante em escolas, universidades, programas de TV e rádio e no YouTube. Além de ser uma pessoa engajada no diálogo interreligioso, na formação de uma cultura de paz, justiça, cura da terra e de todos os seres vivos.

Atividade no âmbito do POLICREDOS - Observatório da Religião no Espaço Público