Sessão cinematográfica

«ARTEFACTOS - Intervenção e Mudança num Bairro Social» de Pedro Cruz

13 de dezembro de 2018, 18h30

Casa da Esquina (Coimbra)

Apresentação

Comentários: João Doce (musicoterapeuta e participante do projeto na Quinta de Paramos)

Sinopse: O ARTEFACTOS é um documentário que aborda a intervenção comunitária pela arte realizada na Quinta de Paramos( Espinho, Portugal) entre 2012 e 2015. Além de importante registo para memória futura, este documentário aspira a ser um instrumento pedagógico e contribuir para a produção de conhecimento através da validação desta metodologia de intervenção. O ARTEFACTOS foi realizado por Pedro Cruz, tem argumento, coordenação e narração de Gisela Borges e João Doce. Foi produzido pela Câmara Municipal de Espinho.


ParaDocma, de PARADigma, de DOCumentário e de DOgMA, é uma iniciativa que reúne vários grupos e organizações locais, um Ciclo de Cinema  que dinamizar a cidade de Coimbra com o objectivo de promover o “estudo da casa”, neste caso, de criar diálogo sobre temas ecológicos prementes em diversos espaços da cidade de Coimbra. É um evento itinerante porque pretende divulgar os espaços associativos e os espaços públicos da cidade junto da população e, assim, conhecer os recursos materiais e imateriais locais existentes.

Esta é a terceira sessão da segunda edição do ParaDocma uma iniciativa organizada conjuntamente entre a Casa da Esquina, a associação Coimbra em Transição (CeT), o Cine Eco Seia e a Oficina de Ecologia e Sociedade do Centro de Estudos Sociais da UC, em colaboração com outras organizações locais. Temos o privilégio de ter o Cine Eco Seia, principal festival de cinema sobre ambiente em Portugal, como parceiro e de ter direitos sobre exibição livres de filmes premiados em Coimbra. Nesta edição, as sessões serão principalmente na Casa da Esquina e entre janeiro a junho de 2019 haverá pelo menos duas sessões em dois outros locais, prevendo-se uma sessão pelo menos ao ar livre.