Oficina

«A força dos pequenos»: ausências e arte para resistência

Carmina Bascarán

Marina Fasanello

Patrícia Simón

10 de janeiro de 2018, 14h30

Sala 1, CES | Alta

Notas biográficas

Carmina Bascarán - Ativista e cofundadora do Centro para a Defesa da Vida e dos Direitos Humanos da Açailandia, Brasil. Reconhecida com o Prêmio Nacional de Direitos Humanos do Brasil em 2005.

Jessica Fernandez - Ativista social, Mestre em Relações Internacionais e Economia Política Internacional pela Universidade de Coimbra, doutoranda do Programa em Estudos de Desenvolvimento no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, investigadora colaboradora no Centro de Estudos sobre África, Ásia e América Latina.

Marina Fasanello é jornalista e arte-educadora, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) do Instituto de Comunicação, Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (ICICT/FIOCRUZ), com doutorado sanduíche no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, sob a supervisão do Prof. Dr. João Arriscado Nunes.

Patrícia Simón Jornalista freelance, tem trabalhado no Canal Sur TV e também como subdiretora de Periodismo Humano e publicado artigos em diversos jornais (como Pikara Magazine, Vice News, Cuarto Poder, EL Mundo e La Vanguardia). É professora no curso “Jornalismo com foco de direitos humanos como ferramenta de transformação social” no Institut de Drets Humans na Catalunya. Além de produzir documentários, tem experiencia no desenho de campanhas de sensibilização, incidência política e educação para ONGs como Nohabrapazsinlasmujeres.com, Saharauisi.org, Sobreviviralebola.org y Personasquesemueven.org. Também tem participado em conferências sobre jornalismo, direitos humanos e o foco feminista no conflito colombiano e tráfico de pessoas na indústria do sexo. Em 2013, ganhou o prémio da Associação de Mulheres dos Media (AMECO).