Rodas de Diálogo

A Economia Solidária no Brasil diante dos retrocessos socio-políticos: reflexões sobre o contexto atual

Marilia Verissimo Veronese (UNISINOS)

12 de novembro de 2018, 16h30

Sala 1, CES-Alta

Apresentação

A Economia Solidária constitui um dos pujantes movimentos sociais que se desenvolveram no Brasil sobretudo nas últimas duas décadas e que constituiu um impulso inovador para a emancipação social, para a construção de um espaço público não estatal e para a democratização da economia neste país. O seminário visa discutir as forças e as fragilidades deste movimento social em período de retrocesso sociopolítico e o seu papel de resistência na defesa da democracia e dos direitos conquistados. Ele integra-se num ciclo de debates mais vasto promovido pelo CES e pela Casa de Esquina, intitulado Brasil em Debate, com a finalidade de discutir não só a situação dos direitos humanos no Brasil, mas também a expansão da extrema-direita na Europa, numa perspetiva comparada.

Nota biográfica

Marilia Verissimo Veronese possui doutoramento em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Realizou estágio sanduíche na Universidade de Havana em 2001 e no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra em 2003, sob orientação de Boaventura de Sousa Santos. Atualmente é professor Titular I da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), sendo pesquisadora associada do grupo de pesquisa em Economia Solidária e Cooperativa (ECOSOL). Tem experiência na área de Sociologia e Psicologia Social, com atuação também na área de Saúde Coletiva.Pesquisa principalmente nos seguintes temas: economia solidária, autogestão, trabalho, contemporaneidade e subjetividade.

Atividade no âmbiro do Ecosol-CES.