Sessão cinematográfica

«Portugal, um retrato ambiental - episódio 4: "paisagem e desordenamento"» de Luísa Schmidt e Francisco Manso

28 de setembro de 2017, 17h00

Auditório, Escola Superior de Educação de Coimbra

Apresentação

Depois de 3 episódios esclarecedores sobre alguns dos problemas ambientais mais marcantes do nosso país nas últimas décadas,
eis que o último episódio sobre o desordenamento do território sintetiza toda a problemática ambiental em Portugal. É através dele que melhor se percebem as ruínas da paisagem, as assimetrias regionais, as disfunções sociais e os vícios do sistema administrativo e político. Este episódio mostrará a trajectória que levou à transformação do país rural em país suburbano, evidenciando os processos de suburbanização da cidade de Lisboa e a exportação do seu modelo para muitas outras cidades do país (Braga, Porto, Leiria, etc.). Simultaneamente o episódio testeunha a litoralização do país, ilustrando a transformação de várias paisagens litorais, desde os anos 60 até ao momento. 

A Sessão 5 do Ciclo de Cinema Itinerante «ParaDocma» , é uma iniciativa organizada conjuntamente entre a associação Coimbra em Transição (CeT) e a Oficina de Ecologia e Sociedade (ECOSOC) do CES, tendo desta vez  como anfitriã a Escola Superior de Educação e Coimbra. O debate desta sessão contará com a participação de Luísa Schmidt (Autora da série documental "Portugal, um retrato ambiental". Investigadora do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa) e Nuno Carvalho (Escola Superior de Educação de Coimbra) com a moderação de Stefania Barca (CES).