Decrescimento: vocabulário para um novo mundo

28 de setembro de 2017, 10h30

CES | Lisboa

Resumo

Quando a linguagem que está em uso não é adequada para dizer o que precisa ser dito, é hora de um novo vocabulário. Nem mesmo os pensadores radicais conseguem produzir novas respostas que não sejam articuladas em torno dos imperativos gémeos do crescimento e do desenvolvimento. Se o desejo de crescimento gera crises económicas, sociais e ambientais, como argumentam os autores deste volume, o crescimento não pode ser a solução.

Felizmente, estão surgindo alternativas na vida real. Elas vão desde novas formas de viver, produzir e consumir em comum até novas instituições que possam garantir a subsistência de todos, sem crescimento. No entanto, é preciso que haja narrativas contra-hegemónicas mais abrangentes para formular e conectar essas novas alternativas..

Discussão do livro “Decrescimento: vocabulario para um novo mundo”.

Chair:
Stefania Barca, Ph.D. senior researcher at CES, University of Coimbra

Discussants:
Lanka Horstink, Ph.D. activista da associaçao GAIA e membro coordenador de la Campanha pelas Sementes Livres.
Gaia Giuliani Ph.D., post doc at CES, University of Coimbra.
Jorge Pinto, Ph.D. Candidate at Minho University.
Gonçalo Marcelo, Ph.D., post doc at CECH, University of Coimbra.
Emanuele Leonardi Ph.D., post doc at CES, University of Coimbra

Editor e autor do livro
Giacomo D’Alisa, Ph.D. post doc at CES, University of Coimbra

Atividade no âmbito da Oficina de Ecologia e Sociedade.