Ciclo de Conversas

Diálogos e Perspetivas sobre o Urbano: Diferentes Olhares

Março 2016 - Julho 2017

CES-Coimbra

Enquadramento

Criação de 3 Ciclos de Conversas (de março de 2016 a outubro de 2017), divididos em 3 sessões cada, em que se propõe a criação de pontes de articulação entre áreas de investigação do CCarq que perspetivam o urbano, a cultura e o espaço de diferentes maneiras. Desta forma, pretendemos que campos como a Sociologia, a Arte, a Arquitetura e o Urbanismo, a Antropologia, a História e a Economia desbravem renovados olhares e desenvolvam uma perspetiva construtiva sobre uma área tão vasta quanto interdisciplinar.
Propomos que estas conversas possam ser documentadas para posterior edição de um número especial de uma revista.


Programa

1.º CICLO

1ª Sessão
Tema: Universidade de Coimbra Património Mundial da UNESCO: qual o impacto para além da Universidade?
Oradores: Carlos Fortuna, Walter Rossa e Adelino Gonçalves (moderação)
22 de março de 2016, 18h00-19h30 | CES-Coimbra, Sala 1
Sinopse: Esta sessão propõe debater a recente classificação da Universidade de Coimbra Alta e Sofia, como Património Mundial da Humanidade, em 2013. Sem prejuízo de outros tópicos serem lançados a debate, esperamos ver discutidos que desafios e que riscos acompanham esse processo e qual o seu potencial de impacto na universidade e para além dela. Nomeadamente em questões como reabilitação urbana ou valorização da imagem da cidade. Contamos com comunicações e moderação de investigadores do CES, especialistas das áreas da Arquitetura, do Urbanismo e da Sociologia.

2ª Sessão
Tema: Antropologia, Arquitetura e Arte: a Memória como instrumento de investigação
Oradores: Luis Quintais, Paulo Providência e Pedro Pousada (moderação)
31 de maio de 2016, 18h00-19h30 | CES-Coimbra, Sala 1
Sinopse: Nesta sessão discute-se a memória como instrumento de investigação. Como objeto de pesquisa em si, mas também enquanto recurso narrativo utilizado para a fundamentação de análises históricas, ou como possível argumento de validação de práticas, nomeadamente arquitetónicas e artísticas.

3ª Sessão
Tema: A História e a Sociologia na Gestão do Património
Oradores/a: Luísa Trindade, Paulo Peixoto e Vitor Murtinho (moderação)
19 de julho de 2016, 18h00-19h30 | CES-Coimbra, Sala 1
Sinopse: Nesta sessão pretende-se refletir sobre a partilha essencial entre o conhecimento científico e a aplicação prática, no campo concreto da gestão do património. Designadamente como as metodologias de investigação e produção de conhecimento científico, da área da História e da Sociologia, podem tornar-se operativas enquanto veículos de validação e valorização do património. Contamos com a comunicações e moderação de investigadores do CES, especialistas nas áreas da História da Arte, Sociologia e Arquitetura.


2º CICLO

4ª Sessão
Tema: Arte e Mercado: o Artista no Espaço Público
Oradores: Paula Abreu, António Olaio e André de Brito Correia (moderação)
25 de outubro de 2016, 18h00-19h30 | CES-Coimbra, Sala 1
Sinopse: Nesta sessão pretende-se refletir sobre a atividade artística e a sua recorrente relação com o contexto económico, num tempo em que os  ditames do liberalismo económico instrumentalizam as vivências materiais e imateriais dos indivíduos. Esta reflexão é feita tendo  como ponto de partida as diversas possibilidades de conexão entre o  trabalho de intervenção do artista e a forma como se relaciona com o  espaço público.

5ª Sessão
Tema: Políticas Educativas e Espaços da Educação
Oradores: Gonçalo Canto Moniz, Rui Gomes e João Paulo Cardielos (moderação)
29 de novembro de 2016, 18h00-19h30 | CES-Coimbra, Sala 1
Sinopse: Esta sessão propõe debater as relações entre a teoria e a história da educação, e a arquitetura dos espaços da educação. Entre outros temas será abordado o caso da Parque Escolar que pela atualidade e dimensão nacional o tornam num estudo de caso muito relevante.Contamos com comunicações e moderação de investigadores do CES, especialistas da área da arquitetura, do urbanismo e da sociologia.
 

3º CICLO

6ª Sessão
Tema: Os Grandes Eventos Culturais e a Revitalização Urbana
Oradores: Claudino Ferreira, Nuno Grande e Tiago Castela (moderação)
7 de fevereiro de 2017, 18h00-19h30 | CES-Coimbra, Sala 1
Sinopse: Com esta sessão pretende-se trazer a debate o tema da revitalização urbana e, de entre as muitas abordagens possíveis, refletir sobre o potencial dos grandes eventos culturais como estratégia para a promoção da reabilitação da cidade ou partes de cidade. Sem prejuízo de outras perguntas serem lançadas, sugerimos desde já como questões: Em que medida esses eventos podem influenciar as áreas urbanas que os albergam mas também “contaminar” espaços urbanos contíguos? Pode a programação cultural, do ponto de vista da sociologia, e do ponto de vista da arquitetura e urbanismo, ser um veículo de integração de zonas urbanas segregadas? Em que medida programas como as exposições internacionais, ou as capitais europeias e nacionais da cultura, promoveram ou podem promover estratégias duradouras para a gestão urbana?
Esta conversa conta com a participação e moderação de investigadores do CES, especialistas da área da sociologia, da arquitetura e história urbana.