Conferência Internacional

30 de novembro de 2016, 14h30

Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra

Enquadramento

Fruto de uma organização conjunta entre a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Faculdade de Economia (FEUC) e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES), vai decorrer no auditório da reitoria da UC a sessão plenária de encerramento da simulação em meio universitário da Conferência Internacional do Trabalho (CIT) da OIT. Nela se apresentam as principais propostas e conclusões a que os comités de delegados da UC (em representação de governos, empregadores e trabalhadores) chegaram quanto ao futuro do trabalho. Na tarde do dia 30 de novembro, no quadro da cerimónia institucional de encerramento (ver programa), terá lugar ainda uma mesa redonda com os parceiros sociais que fazem parte da Concertação Social.

Na sequência de um protocolo celebrado em 2010 entre o CES e o International Institute for Labour Studies da OIT, a realização da CIT na Universidade de Coimbra, a primeira deste tipo na Europa, resultou de um desafio lançado pelo CES e pelo Escritório OIT- Lisboa à FEUC. O êxito da iniciativa deve-se, desde logo, ao empenho da direção da FEUC  que a soube acolher e disseminar pela Universidade,  aos seus professores, a investigadores do CES, ao trabalho de quadros da OIT mas, acima de tudo, aos cerca de 300 delegados (estudantes da UC), bem como aos 13 dinamizadores (doutorandos e pós-docs de programas doutorais que o CES desenvolve em parceria com várias unidades orgânicas da UC).

A discussão do futuro do trabalho é parte integrante das múltiplas linhas de investigação que investigadores do CES desenvolvem no âmbito de vários núcleos e observatórios. O tema central do futuro do trabalho e os temas-chave da agenda da OIT continuarão, pois, a fazer parte da agenda do CES.

[Clicar para consultar o PROGRAMA]