Apresentação de livro

"A Financeirização do Capitalismo em Portugal" de João Rodrigues, Ana Cordeiro Santos, Nuno Teles

10 de março de 2016, 18h00

Almedina Arrábida Shopping (Gaia)

Observatório sobre Crises e Alternativas/CES | Actual 2016

Apresentação a cargo de Jorge Bateira, Professor da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, e Manuel Loff, Professor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

 

Sinopse

Este livro constitui a primeira abordagem de economia política à financeirização do capitalismo em Portugal. Desafia a sabedoria económica convencional, que durante muito tempo ofuscou os efeitos perniciosos deste processo, reduzindo-o a uma benigna «modernização financeira». A estagnação prolongada e a crise económica exigem que se rompa com esta visão ideológica.

Em alternativa, o livro propõe uma análise crítica dos mecanismos que explicam o peso que a finança adquiriu em múltiplas áreas da provisão de bens e de serviços, da habitação à segurança social, passando pelo sector da água.

A tese principal do livro é a seguinte: a evolução do capitalismo em Portugal nas últimas três décadas foi marcada pela ascensão da finança, em geral, e da banca privada, em particular, determinando as principais dinâmicas socioeconómicas e políticas do país desde então. Tratou-se de um processo internacional que, no caso específico português, é devedor da integração europeia que finalmente culminou num Euro disfuncional.

Trata-se do segundo relatório anual do Observatório sobre Crises e Alternativas do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.



Sobre os autores

João Rodrigues é Professor Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigador do Centro de Estudos Sociais, onde integra o Núcleo de Estudos sobre Ciência, Economia e Sociedade. Doutorado pela Universidade de
Manchester, Reino Unido, a sua investigação tem -se debruçado sobre temas de economia política, da história do neoliberalismo à crise do Euro, sendo autor de diversas publicações nestas áreas.

Ana Cordeiro Santos é Investigadora Auxiliar do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, onde integra o Núcleo de Estudos sobre Ciência, Economia e Sociedade. Doutorada pela Universidade Erasmus de Roterdão, Holanda, a sua investigação tem incidido sobre metodologia da economia, financeirização e endividamento das famílias. Coordena desde 2011 a linha de investigação Finança e Bem-Estar do projeto europeu fessud – Financialisation, Economy, Society and Sustainable Development (www.fessud.eu).

Nuno Teles é Investigador no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Doutorado em Economia pela School of Oriental and African Studies (soas), da Universidade de Londres, Reino Unido, os seus interesses de investigação centram-se nas áreas da financeirização da economia e do desenvolvimento. Membro do grupo Research on Money and Finance, é um dos autores do livro Eurozone in Crisis (Verso, 2012).