XIV Mercado de Trocas para Crianças e Jovens em Coimbra

14 de novembro de 2015, 10h00

Museu da Ciência da Universidade de Coimbra

Enquadramento

O mercado de trocas para crianças e jovens tem um fundamento político-pedagógico, que é o de desprender as trocas de um modelo capitalista de atribuição de valor, valorizando a emergência de outras formas de pensar a organização da vida económica, no âmbito familiar.

Esta experiência busca estimular o desapego das crianças e jovens em relação aos brinquedos e bens diversos consumidos (roupas, acessórios, dispositivos tecnológicos etc), desatrelando o sentido do divertimento da acumulação de objetos sempre novos.

O mercado de trocas também desenvolve o sentido solidário de partilha, questionando a acumulação e a concentração de bens, presenciadas já de maneira preocupante nos hábitos infantis e juvenis de consumo. Assim, o mercado de trocas para Crianças e Jovens rebate a ideia dominante de que só as coisas novas têm valor e servem para divertir, sendo estimulado um ciclo de vida mais amplo para brinquedos, games, livros e outros bens, postos em circulação pelas crianças e jovens que participam da iniciativa.

No mercado de trocas é adoptada uma moeda social, denominada jardim (justamente por ter acontecido pela primeira vez no Jardim Botânico). A moeda social não está ancorada no euro e reforça o caráter lúdico e solidário da experiência: não só amplia as condições de troca entre participantes com produtos muito diferentes, como também reconstrói o valor das coisas conforme um sentido particularmente atribuído pelas crianças e jovens, na contramão do valor de troca estabelecido pelo mercado.

O Mercado de Trocas para Crianças e Jovens mantém sua perspetiva de realizar um périplo pelo património da cidade. Desta vez, em sua 14ª edição, o Mercado estará no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, no Largo Marquês de Pombal. Para participar no Mercado de Trocas basta trazer de casa os brinquedos, jogos didáticos, de computador, livros, materiais escolares, bem como uma pequena manta para os expor.

O Mercado de Trocas para Crianças e Jovens é uma iniciativa da Casa da Esquina e conta com o apoio do Grupo de Estudos sobre Economia Solidária do CES (Ecosol/CES) e de investigadores do Centro de Estudos Sociais.

Mais informações: geral@casadaesquina.pt | Tel. 239.041.397 | Tlm. 929.090.628