Mesa-Redonda

Segurança Social, precariedade, dívidas e combate à fraude

23 de abril de 2015, 18h00

CES-Lisboa (Picoas Plaza | Rua do Viriato, 13, Lj. 117-118)

Enquadramento e programa

A fraude afeta e enfraquece de forma significativa os recursos da Segurança Social, deteriora os níveis de proteção social dos cidadãos e põe em causa a futura manutenção e viabilidade do sistema. E surge muitas vezes associada à desregulação do Mercado de Trabalho e tem maior incidência nas situações de crise. Ao mesmo tempo é também evidente que existem milhares de contratados que são objetivamente trabalhadores por conta de outrem, mas obrigados a aceitar condições laborais precárias, disfarçadas num enquadramento de regime de trabalhador independente.

No âmbito das Oficinas de Políticas Alternativas, o Observatório sobre Crises e Alternativas tem organizado debates plurais com base em trabalhos realizados nas Oficinas sobre a Segurança Social. No próximo iremos discutir formas de combater a fraude e de enquadramento dos trabalhadores independentes.

Comentários de Fernando Marques (Economista), Frederico Cantante (Sociólogo), Tiago Gillot (Ativista na Associação de Combate à Precariedade)

Moderação de Luís Reis Ribeiro (Jornalista)

Encerramento: Manuel Carvalho da Silva (Sociólogo)