Apresentação de livro e debate

"Para Lá dos Números: As Consequências Pessoais do Desemprego" de Jorge Caleiras.

28 de maio de 2015, 18h00

CES-Lisboa (Picoas Plaza | Rua do Viriato, 13, Lj. 117-118)

Resumo

A apresentação do vol. 7 da série “Trabalho e Sociedade”, da coleção CES/Almedina, estará a cargo de Manuel Carvalho da Silva (coordenador do CES-Lisboa), contando ainda com intervenções de Maria Antónia Mota (em representação de Afonso Diz, presidente do Sindicato Nacional dos Quadros Técnicos Bancários) e do autor, Jorge Caleiras.

Sinopse: O desemprego tornou-se tão extenso que conduziu a uma maior sensibilização face aos problemas que gera e, concomitantemente, à necessidade de desenhar intervenções no domínio das políticas públicas. No plano do discurso oficial, o desemprego é apontado como um dos principais problemas – senão mesmo o principal – com que o país e a Europa se confrontam atualmente. Mas, na verdade, assiste-se ao silenciamento das consequências pessoais face ao privilégio retórico dado ao desempenho da economia, no quadro da qual o fenómeno é valorizado sobretudo como um indicador sem rosto. Trata-se, evidentemente, de um tema crítico, que requer múltiplos contributos. O objetivo deste livro consiste em modestamente dar o meu: eis um livro sobre desempregados, sobre experiências vividas num tempo prolongado de crise.

Jorge Caleiras é Doutorado em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, é atualmente quadro superior do Instituto da Segurança Social, I.P., onde desenvolve a sua atividade profissional. Tem desenvolvido investigação e publicado nas áreas do mercado de trabalho, da pobreza e exclusão social, e das políticas sociais e de emprego.