Documentário e cinema Angolano

«Outras frases» de Jorge António e «Alda e Maria» de Pocas Pascoal

11 de novembro de 2015, 15h00 e 18h00

Sala do Carvão, Casa das Caldeiras | Universidade de Coimbra

15h00 | «Outras frases» de Jorge António (Angola/Portugal, 2003, 60’, M/12)
Sinopse: Ana Clara Guerra Marques é bailarina e coreógrafa, de físico frágil. Com apenas 16 anos, o Governo da nova República de Angola encarregou-a de formar uma escola de dança clássica. Através do estudo e reinterpretação de elementos tradicionais, ela procurou novas estéticas e linguagens para a criação de uma dança contemporânea africana. Apesar da guerra civil que devastou Angola durante 25 anos, a sua companhia continuou a criar espetáculos, a descobrir talentos e a manter a chama da dança.

18h00 | «Alda e Maria» de Pocas Pascoal (2012, 94’, M/12)
Sinopse: No fim do verão de 1980, Alda e Maria, duas irmãs de 16 e 17 anos, chegam a Lisboa para fugir da guerra civil em Angola. Entregues a si próprias, terão de aprender a sobreviver numa cidade estrangeira. Quando os problemas se tornam quase insuperáveis, chega uma terrível notícia. Paradoxalmente, é essa notícia aterradora que lhes dá a força para decidir os seus próprios destinos.

Trailer:

As sessões serão seguidas de um debate com Jorge António e a diretora da Companhia de Dança Contemporânea de Angola, Ana Clara Guerra Marques.